As médias e grandes cidades brasileiras de todas as regiões do país vêm enfrentando o problema do trânsito de veículos por suas ruas e avenidas. Para sanar esse problema, os engenheiros de tráfegos optaram por alargar ruas, pavimentá-las, sinalizá-las, para dar o que modernamente se denomina de mobilidade urbana.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ao perceber o crescimento e desenvolvimento da cidade que se tornou polo comercial, de serviços e agora polo universitário, optou em aparelhar a Secretaria Municipal de Trânsito – SETRAN, com um maior número de viaturas, motocicletas e treinamento aos agentes de trânsito.
Também autorizou a Secretaria Municipal de Infraestrutura a alargar as ruas, delas até se tornando avenidas, a exemplo da Avenida Santa Teresa, no bairro Nova Imperatriz. Com essa ação, a Avenida Bernardo Sayão, que tinha mão dupla, passou a ter mão única no sentido BR-010 ao Centro da cidade.
A Avenida Santa Teresa, por sua vez, pavimentada e sinalizada, liga, em sentido contrário, o centro da cidade com a BR-010 e outros bairros, a exemplo do Juçara e Entroncamento. Com essa atitude, houve uma nova mobilidade urbana e os veículos passaram a circular com mais rapidez e segurança, tanto para os motoristas quanto aos pedestres.
Da mesma forma a atual administração fez com a Rua Leôncio Pires Dourado, dotando-a de toda uma infraestrutura para dar uma maior e mais rápida vazão do trânsito, a partir do centro da cidade, com passagem pelo bairro Bacuri, até atingir a BR-010, nas proximidades da ponte do Cacau, sentido Porto Franco e estado do Tocantins.
Recentemente, ações como estas estão sendo observadas na Rua Luis Domingues com o corredor de ônibus possibilitando uma melhor vazão no trânsito para todos os veículos, e na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, que vem sendo elogiada pela maioria absoluta dos moradores de Imperatriz e de outros municípios, os quais, constantemente, circulam pelas ruas desta cidade.
A mais recente foi a pavimentação e sinalização da Rua Dom Pedro II, ligando o centro da cidade, com passagem pelos bairros União e Bacuri, e Parque do Buriti, ligando com a Avenida Luís de França Moreira e a ponte Dom Affonso Felippe Gregory. Para o titular da SETRAN, Cabo Jota Ribamar, esta ligação com o vizinho estado do Tocantins tem recebido elogio de moradores dos dois estados. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15323
Comentários