A tradicional Missa dos Santos Óleos, que será celebrada pelo bispo de Imperatriz, Dom Vilson Basso, nesta quinta-feira, às 9h na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, abre o período do Tríduo Pascal. Também chamada de Missa do Crisma, a celebração é uma das mais importantes para a Igreja Católica porque será o momento da benção dos óleos que serão utilizados todo o ano nos sacramentos da igreja.
O bispo diocesano, Dom Vilson Basso ressalta que após serem abençoados os óleos serão usados nas cerimonias do batismo, crisma, unção dos enfermos, catecúmenos e com os ordenados sacerdotes e bispo.
O óleo tem o sentido de aliviar a dor, como na parábola do bom samaritano, de alimentar a lâmpada como na parábola das virgens prudentes e de abundancia e fraternidade como na parábola do banquete do reino com carnes gordas com fartura para todos e o oléo que é misturado a perfumes como a mulher que derrame perfume preciosos aos pés de Jesus”, disse.
Dom Vilson lembrou o óleo é tão importante que Jesus, no livro de São Marcos, capitulo 6,13, manda os discípulos ungirem os doentes com óleo, além do sentido de unidade da celebração de hoje do clero com seus bispo e todo o povo católico.
A missa, também, marca este momento em que todos os padres renovam seus compromissos do dia em foram ordenados sacerdotes”, assinalou, ressaltando que a missa será celebrada pelo bispo e concelebrada por todos os padres diocesanos.
Dom Vilson aproveitou, ainda, para reforçar o pedido que já vinha fazendo nas celebrações que é os cristãos católicos reflitam e procurem viver sobre este momento da quaresma seguindo o exemplo de Jesus que foi firme contra o pecado e contra o mal.
Triduo Pascal
O tríduo pascal é definido pela Igreja Católica como os acontecimentos entre quinta-feira santa e domingo de pascoa.
A Missa dos Santos Óleos abre a quinta-feira santa sendo que, no mesmo dia, ainda é celebrada a Missa do Lava pés que é a instituição da eucaristia, na sexta-feira as via-sacras nas comunidades, às 3 horas da tarde ocorre a lembrança do momento da hora da morte de Jesus, a reflexão, no sábado a noite tem a grande vigília pascal e no domingo, finalmente a pascoa, que é a ressurreição de Jesus.
Comentários