Raimundo Primeiro
A missa do empresário, radialista e apresentador Conor Pires de Farias, 62, será celebrada neste sábado (15), às 10h, na Igreja Matriz Santa Teresa d’Ávila, localizada na rua Frei Manoel Procópio, 411, setor Beira-Rio.
O proprietário da TV Capital, afiliada local da Rede TV (São Paulo) e apresentador do “Imperatriz 24 Horas”, morreu na madrugada de domingo, em São Luís, em decorrência de complicações de uma cirurgia de vesícula.
O corpo do contundente comunicador foi enterrado no final da tarde de segunda-feira, 27 de março, no Cemitério Campo da Saudade, em clima de muita comoção e homenagens prestadas por autoridades, lideranças e populares. Familiares e colegas de profissão deram o “último adeus” ao multifacetado empresário e apresentador, que também formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Um dos principais pioneiros da comunicação tocantina, Conor Farias teve uma marcante trajetória, denunciando descasos de governantes e constituindo-se numa espécie de “porta-voz” da comunidade tocantina.
Antes de fundar o sistema de comunicação de sua propriedade, esteve no comando da TV Nativa, afiliada em Imperatriz, na época, da extinta Rede Manchete (Rio de Janeiro), de propriedade do empresário Raimundo Cabeludo.
À frente do Sistema Capital de Comunicação, Conor Farias montou a Rádio Karajás AM e, na sequência, o Jornal Capital, cujo lema era “O seu líder diário”. As empresas ficavam localizadas na Super Quadra 602, nas margens da BR-010, onde hoje permanece instalada a sede da TV Capital, a “princesa dos seus olhos”.
Em âmbito regional, Conor Farias, seguindo seu espírito de pioneirismo e a determinação de poder efetivamente contribuir com o processo de desenvolvimento do sul maranhense, notadamente da região tocantina, abriu fronteiras, divulgando os municípios do Maranhão, do Tocantins e do Pará.
Em Açailândia, também abriu e dirigiu empresas de comunicação, montando equipes constituídas por profissionais que já o acompanhavam desde o início de sua trajetória, na Rádio Imperatriz, de propriedade do advogado Moacyr Spósito, líder de audiência, durante anos, apresentando um programa opinativo diário, com ênfase, principalmente, aos assuntos políticos.
Hoje, também na Igreja de Santa Teresa, acontece a celebração da missa de um ano do falecimento da mãe de Conor, dona Smila Pires de Farias. O pai do apresentador, Francisco Teles de Farias, está enterrado em Imperatriz.
Conor Farias foi um dos dirigentes da Sociedade Atlética Imperatriz, o Cavalo de Aço. Hoje, quando o time disputa o título de campeão do 1º Turno do Campeonato Maranhense, jogando contra o Cordino, será prestada homenagem pelos desportistas ao comunicador.
Comentários