O ministro recebe o agradecimento da presidente Edna Ventura

Domingos Cezar

Na cidade para compromissos políticos, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, atendendo convite da presidente Edna Ventura, fez uma visita à Academia Imperatrizense de Letras (AIL), no início da noite da última quinta-feira (15), onde foi recebido pela presidente e por todos os acadêmicos que compareceram a reunião semanal do sodalício.
Na ocasião, a presidente Edna Ventura agradeceu a visita ilustre do ministro e agradeceu pela parceria e consequente apoio financeiro recebido do Ministério das Minas e Energia, por intermédio da Eletrobras, o qual, a exemplo do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, apoia a Academia de Letras na realização do Salão do Livro (Salimp).
Um dos coordenadores do Salimp, o vice-presidente da Casa, Agostinho Noleto, explicou ao ministro Edison Lobão que o evento cresceu muito nos últimos anos, razão da importância desses patrocínios. Noleto revelou ao ministro que a Academia vai lançar nos próximos dias quatro livros de interesse da comunidade estudantil de Imperatriz.
Por sua vez, o acadêmico Leonildo Alves de maneira poética enalteceu as virtudes de Edison Lobão, como homem letrado e político, lembrando que o conheceu na década de 70 durante um comício, “e desde então me tornei seu fã e eleitor”, confessou o poeta, agradecendo Lobão por ter prefaciado uma de suas obras literárias.
O ministro Lobão, por sua vez, agradeceu a recepção dos acadêmicos, fez uma breve narrativa de sua passagem pela Grécia, destacando seus pensadores e poetas. De maneira objetiva falou de suas ações ministeriais e políticas, relembrando que o fato narrado por Leonildo se deu na pequena cidade maranhense de Nova Iorque, em 1978, quando iniciava sua trajetória política.
Acompanharam o ministro Edison Lobão em sua visita à Academia de Letras de Imperatriz, o deputado estadual Antonio Pereira, o ex-prefeito Ildon Marques de Sousa, o ex-presidente da Câmara Municipal, Adhemar Freitas, e os ex-prefeitos de Açailândia, Gleide Santos e Jeová Alves de Sousa.