Ministro assinando o termo de doação do ônibus

Hemerson Pinto

A cerimônia aconteceu na manhã de ontem, na Rua Rui Barbosa, Centro, em um palanque montado em frente ao Palácio Renato Cortez Moreira, sede da Prefeitura de Imperatriz. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez a entrega do ônibus que será usado no combate e tratamento dos cânceres da mama, colo do útero e pele. A unidade móvel já está disponível ao município.
O evento foi acompanhado por jornalistas, vereadores, o prefeito Sebastião Madeira, o vice-governador do estado do Maranhão, Washington Luiz; o secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva; além de outras autoridades e representantes do campo político de Imperatriz, região e estado. “É uma mudança importante para a Saúde de Imperatriz e região”, comentou o ministro, anunciando retorno para participar da entrega do novo hospital (ainda sem previsão).
Durante a entrevista coletiva, Alexandre Padilha falou sobre a aquisição da unidade móvel: “É um ônibus hospital. Na parceria do Ministério da Saúde com a Vale e Prefeitura de Imperatriz, vai levar exames, equipamentos modernos para a casa das pessoas, junto ao programa Mais Médicos. Temos mais duzentos médicos (do programa) atuando no Maranhão (dez em Imperatriz) e até março do ano que vem teremos mais de 700 médicos do Mais Médicos atendendo no Maranhão”.
A parceria do Ministério da Saúde com o Governo do Estado também foi lembrada por Padilha. “(...) Parceria na construção dos hospitais, das UPAs 24 horas, vamos colocar mais recursos de custeio para a manutenção, contratação de profissionais. É um grande desafio que a governadora Roseana Sarney está enfrentando e ela pode ter certeza que terá o ministro da Saúde ao seu lado”.
Transplante de rins foi outra conquista que, segundo o ministro, é resultado da parceria do Governo Federal e Município, assim como os preparativos para o tratamento de radioterapia na cidade. Quanto ao curso de Medicina, em implantação na Universidade Federal do Maranhão, UFMA, “queremos formar médicos, dar oportunidades aos jovens brasileiros que querem fazer um curso de medicina, poder fazer no estado onde mora. Imperatriz é uma cidade estratégica para mais um curso de medicina no Maranhão”.

Ônibus – A unidade móvel entregue ao município de Imperatriz foi financiada pela Fundação Vale e construída pelo Hospital do Câncer de Barretos, onde os profissionais que farão os atendimentos no veículo em Imperatriz foram capacitados. O ônibus tem dois andares, com sala de espera com TV, sala de mamografia, setor para realização do exame Papanicolau, sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
A capacidade de realização de exames é de 330 por dia e mais de 7,6 por mês. No caso do câncer de pele, será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e cirurgia. “Não é só um ônibus. Estamos conectados com serviços de excelência do Hospital do Câncer de Barretos”, acrescentou Sebastião Madeira, afirmando que os exames de mamografia serão enviados a Barretos-SP e o resultado devolvido em menos de uma semana.

Extras - Na mesma oportunidade, o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, anunciou a construção de um Centro de Hemodiálise em Imperatriz e falou sobre os problemas enfrentados pelos imperatrizenses com a falta de água em alguns bairros. “Será construído um sistema novo e haverá a perfuração de dez poços artesianos, nos bairros, para abastecer”.