O lançamento oficial da campanha “Gestão Verde – eficiência energética” foi realizada na terça-feira (31/03) no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), situada na rua Simplício Moreira, 1478, no Centro, em Imperatriz.
De acordo com o secretário Iramar Cândido Lima (Administração), o encontro teve o objetivo de apresentar a Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criada e instituída pelo prefeito Sebastião Madeira, sob a Portaria nº 0485/2014.
Segundo ele, a analista ambiental Fernanda Ishibiya Espíndola, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, recebeu nessa segunda-feira (6) a documentação que compôs a comissão gestora da A3P, na Prefeitura de Imperatriz. “E com a assinatura do termo de adesão –– e o trabalho realizado pela prefeitura ––, permitirá o município receber o ‘Selo Verde’ concedido pelo Ministério do Meio Ambiente”, disse.
Iramar Cândido, acompanhado da presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Falcão Almeida, assinalou que o próximo passo será a elaboração do diagnóstico e encaminhar a formalização da documentação para análise do Ministério do Meio Ambiente. E lembrou que “Imperatriz sediará, a partir da segunda quinzena do mês de setembro, o 3º Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina.
“O município viabilizou na agenda a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente que deverão participar do nosso terceiro Fórum Ambiental em Imperatriz, devendo o prefeito Sebastião Madeira receber nessa ocasião o ‘Selo Verde’”, frisa.
A presidente do Commam, Ivanice Almeida, ressaltou que os técnicos do ministério ficaram surpresos com os avanços obtidos em Imperatriz, inclusive com a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Prefeitura Municipal. “No Maranhão, somente Imperatriz participa desse projeto, inclusive com palestras aos servidores municipais sobre a eficiência energética”, disse.
A analista ambiental Fernanda Espíndola, do Ministério do Meio Ambiente, elogia a iniciativa do município de Imperatriz, pioneiro no Estado do Maranhão, na implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “Em pouco tempo, o município de Imperatriz conseguiu realizar muitas coisas, ao contrário de outros parceiros que não conseguiram avançar tanto”, disse.
Ele argumenta que ‘o município passa a ser reconhecido pelo órgão ministerial pelas ações que estão sendo feitas na luta pela conscientização e implantação de projetos ambientais’. “E com a assinatura desse termo de adesão, Imperatriz passará a receber o ‘Selo Verde’, que será concedido pelo Ministério do Meio Ambiente”, concluiu. (Gil Carvalho)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15275
Ministério do Meio Ambiente concederá “Selo Verde” a Imperatriz
Prefeitura é pioneira na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no Maranhão
Comentários