HILDENÊ MILHOMEM
Olhando hoje o calendário, vi o aniversário de uma grande rainha. Essa grande rainha tenho orgulho de dizer: sou sua filha de sangue e direito. Ti vi, minha rainha, com suas ruas airosas brancas , sem poluição, onde se brincava de petecas e de rodas com o clarear da luz natural naquelas noites de lua cheia, mais animadas, por um amor sincero sem ambição e sem lucro.
Hoje tu nasceste, estás calçada e vestida, mas não vejo como antes. Pelo desenvolvimento e o progresso. Tu tornaste uma cidade violenta, mesmo assim te admiro, pela tua grandeza, tua simplicidade e tua riqueza.
Cidade hospitaleira e amada. Teus filhos primitivos, mesmo isolada e sem meios de comunicação, foram incansáveis em te dar um progresso que tu merecia.
A tua primeira iluminação recebeu das mãos de um filho teu, prefeito Urbano Rocha, de família e raízes de grande tradição de nossa cidade, Família Rocha.
Teu primeiro transporte foi trazido na mesma época, desembarcando por meio de barco.
Teu primeiro colégio estadual foi também agraciada na gestão de outro filho, prefeito Simplício Moreira, o Governador Archer.
O meu primeiro ensino médio foi também agraciado pelo poder aquisitivo de mais um ilustre filho, Jonas Ribeiro Soares, família tradicional e de grande influência de minha terra. Ribeiro e Soares. O meu primeiro ginásio Bernardo Sayão.
Essa rainha de quem fala, é minha Imperatriz. Tua beleza é tão grande que nasceste às margens deste gigantesco rio Tocantins, belo pelo nome e pelas lindas praias que te ornamentam.
Teu nome é santo e por destino de Deus forte descoberto por um religioso evangélico Frei Manoel Procópio, trazendo consigo uma imagem de Santa Teresa D´Ávila colocou aos teus pés para te iluminar e cuidar dos teus filhos.
Parabéns minha mãe! Aqui nasci, cresci e me tornei uma educadora, que durante 30 anos conduzi teus filhos a serem a continuação de verdadeiros homens a lutar por um Brasil melhor.
Pois uma professorinha primária, ela é luz que guia e tira a máscara de um rosto, que vivia na escuridão do saber.
Agradeço a esse povo lindo, que aqui chegou e se juntou a nós, dando esse potencial que tu és hoje.
Por mais um ano que completo, não tenho um cais digno de ser pisado por meus visitantes. Meus governantes só quero um mínimo da minha riqueza para completar esse cartão postal da minha Beira-Rio. Me presenteando com um Cais digno, que diga aqui portou um sacerdote trazendo em suas mãos minha padroeira, Santa Tereza D' Ávila.
Te amo, minha imortal Imperatriz.
Comentários