A Prefeitura de Imperatriz e a Caixa Econômica Federal (CEF) definiram a data do sorteio das 1920 unidades habitacionais, iniciais, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Será dia 30, a partir das 8 horas, no Estádio Frei Epifânio.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela organização do sorteio, montou uma grande  estrutura, incluindo de segurança, para viabilizar o evento.
Na semana passada, a secretária Miriam Reis reuniu o prefeito e secretários municipais para uma exposição detalhada de como será realizado o sorteio. Na oportunidade, foi aberta uma discussão sobre as possíveis dúvidas que poderiam surgir em torno do sorteio.
“Fiquei satisfeito com o que presenciei. A parte que nos cabe nesse processo será realizada com todos os cuidados e transparência possível”, disse o prefeito.
Nessa primeira fase, o sorteio ocorrerá em duas etapas:  na primeira, dia 30, serão sorteados 1920 candidatos inscritos no programa; já no dia 1º de dezembro, serão sorteados mais 50% do número de sorteados no primeiro dia, o que equivale a 960 candidatos.
“Esses 50% são para formar o cadastro de reserva, já que pode ocorrer de um ou outro candidato não passar pelo crivo da Caixa Econômica”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis.
Segundo a secretária, são fatores preponderantes para a habilitação de cadastro pela Caixa: estar de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Cidade, como renda familiar igual ou inferior a R$ 1600; não possuir imóvel próprio ou qualquer financiamento imobiliário na CEF.
Após o sorteio os 1.920 candidatos serão convocados para se apresentarem ao Cadastro Único do Programa Bolsa Família (Rua Hermes da Fonseca entre Piauí e Maranhão) para receber orientações quanto aos documentos que devem apresentar para formação do “dossiê” que deve ser enviado para CAIXA.
Uma equipe foi treinada pela Prefeitura para receber os sorteados; entrevistá-los e preparar a documentação exigida pela CEF a quem caberá a análise e aprovação do cadastro.
Um lembrete importante feito pela secretária Miriam Reis: no caso do beneficiário ser casado, tem de apresentar também a documentação do companheiro (a).
Em Imperatriz 13.500 pessoas fizeram o cadastro para essa modalidade do Minha Casa, Minha Vinda, que contempla as famílias com renda de R$ 1600,00 ou inferior.
Nessa modalidade de financiamento, convém ressaltar que todos os candidatos devem ser inscritos no  Cadastrado Único para programas sociais do Governo Federal (CaDúnico), que em Imperatriz funciona na Rua Hermes da Fonseca (Prédio do Bolsa Família). A recomendação é de que quem não é se cadastre.
Quem fez “o cadastro das casas” e ainda não está no  CaDúnico, a recomendação é de que deve fazê-lo o mais breve possível.