Miguel Daladier Barros falando sobre objetivos do livro
Público formado por estudantes, professores e convidados
Sergio Henrique Godinho, diretor de O PROGRESSO, destaca importância da obra
Professor Francisco Lima Soares, presidente da Ethos Editora

Raimundo Primeiro

“Trata-se de uma compilação de cem artigos publicados durante cem domingos, ininterruptos, em O PROGRESSO, ou seja, de 13 julho de 2014 a 5 de junho de 2016”.
A informação foi passada momentos antes do início da solenidade de lançamento de “Direitos & Deveres”, na noite de sexta-feira (11), no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), pelo advogado e professor Miguel Daladier Barros, autor do livro.
Na obra, Miguel Daladier Barros aborda assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas, entre os quais direitos fundamentais, direitos individuais, direitos do consumidor, direito de ir e vir, em virtude do processo legal e princípios do Brasil regendo as relações internacionais.
Conforme o advogado, a ideia da publicação de “Direitos & Deveres”, título da coluna semanal que assina em O PROGRESSO, foi iniciativa dos alunos do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), instituição da qual é professor.
“Os meus alunos gostavam dos artigos publicados, os quais eram discutidos na sala de aula, incentivando-me. Agora, o livro chega agora ao mercado, com linguagem fácil”, lembra.
Sétimo livro do advogado e professor Miguel Daladier Barros, “Direitos & Deveres” é prefaciado pelo também advogado e ex-juiz de Direito Márlon Reis, fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Brasil.
“Falo, repito, sobre a importância do conhecimento dos princípios constitucionais e dos direitos fundamentais na vida do cidadão, com enfoque nas áreas da História do Direito e dos Direitos Humanos”, pondera o autor.
Miguel Daladier Barros ressalta esperar suprir a desinformação das pessoas por meio do livro, que trata de assuntos considerados de fundamental importância para a prática da verdadeira cidadania, por intermédio de uma linguagem “muito objetiva, principalmente por ter sido fruto de textos publicados no jornal O PROGRESSO”, adiantando que 85% do livro versa sobre assuntos históricos.
“É isso que eu submeto a crítica de meus alunos, principalmente, além da sociedade de um modo geral. Não tem a fórmula da pólvora, não estou reinventando a roda, estou falando apenas daquilo que os livros de Direito falam, mas de uma forma ininteligível ao cidadão comum. Os meus artigos, posso garantir, tratam de assuntos que qualquer leigo, cidadão comum, vai entender”.

Presença – A mesa de trabalhos do ato de lançamento de “Direitos & Deveres” foi formada por Miguel Daladier Barros; Juliana Ferraz Barros Alves, delegada de Polícia Federal e diretora da Delegacia de Polícia Federal (PF) em Imperatriz; professora Joane Glauce Silva de Almeida, diretora da Unisulma; Afonso Machado Melo de Oliveira, gerente-geral do Armazém Paraíba em Imperatriz, representante do empresário João Claudino Fernandes, diretor do Grupo Claudino (patrocinador da obra); padre e professor Francisco Lima Soares, diretor-presidente da Ethos Editora (responsável pela publicação do livro); Sergio Henrique Godinho, diretor de O PROGRESSO, tenente-coronel Roberto Furtado Batista, comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS); Moêmia de Sousa Santos, entre outros.