Situada no prédio da antiga SEMED, Rua Simplício Moreira, 1478, Centro, a Sala do Empreendedor vem recebendo diariamente pessoas que estão constituindo seu próprio negócio, para receberem orientações de como deve proceder para se tornar um Microempreendedor Individual. A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SEDEC e SEBRAE.
De acordo com a coordenadora, Dita Gonçalves, estima-se que cerca de oito mil empreendedores atuem na informalidade. "Aí é que entra a Sala do Empreendedor, que oferece suporte e orientação aos micros e pequenos empreendedores criando oportunidades para sua formalização", explica Dita Gonçalves, ressaltando que, na informalidade, o empreendedor não tem garantia dos direitos trabalhistas.
"Aqui oferecemos orientação sobre os procedimentos necessários à abertura e formalização da empresa, com redução da burocracia, maior agilidade e promoção do desenvolvimento econômico", explica Dita Gonçalves, adicionando que a Sala do Empreendedor é também um importante instrumento público de fomento ao empreendedorismo no município de Imperatriz.
A Sala do Empreendedor tem como finalidade principal agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão que pretende abrir seu próprio negócio. Visa, ainda, realizar ações integradas com setores da sociedade com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. Entre estes, a própria Junta Comercial do Maranhão, no fornecimento de alvarás para os empreendedores individuais.
Benefícios
As pessoas que buscam o apoio para seus negócios recebem como benefícios: informações a respeito do registro do Microempreendedor Individual (MEI); fornecimento de cadastro na Prefeitura e respectivo Alvará de Funcionamento, consultas prévias às etapas de registro ou inscrição na Junta Comercial, informações sobre linha de crédito e encaminhamento ao SEBRAE para curso gratuito de gestão. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários