O investimento tem como objetivo trazer agilidade a prestação de serviços e reparos de peças sobressalentes da nova planta de 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose de eucalipto da Suzano. O novo centro de serviços será construído no distrito industrial da cidade de Imperatriz (MA).
O empreendimento será construído em um terreno de aproximadamente 40.000m² e será destinado a atividades de fabricação. Contará também com área para estocagem de peças, onde será mantido estoque de itens de consumo como vestimentas para máquinas, peças sobressalentes para enfardamento e selagens, entre outros itens, essenciais para a continuidade operacional da fábrica. O Centro de Serviços deverá entrar em operação em setembro deste ano.
O lançamento da pedra fundamental será realizado no dia 25 de abril e contará com a presença do secretário do desenvolvimento do estado do Maranhão, Maurício Macedo, prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, secretários da cidade de Imperatriz, além de representantes da Suzano e da Metso.
"A ideia é otimizar dando total suporte à nova unidade da fábrica da Suzano. O novo centro será de fácil acesso, pois ficará a apenas 16 km da planta de celulose. Com isso, reduziremos custos logísticos e operacionais para realizar manutenções na fábrica após o start-up.", explicou Élio Krummenauer, diretor de serviços da divisão de Celulose, Papel e Energia na América do Sul.
O executivo afirma que haverá grande melhora da logística, pois procedimentos que poderiam levar semanas, se os reparos fossem realizados nas unidades da Metso, em Araucária (PR) ou em Sorocaba (SP), deverão ser realizados em poucos dias: "Acreditamos que a recuperação de rolos da secadora será um bom exemplo disso, já que a realizaremos no Maranhão e não no nosso Centro de Serviços de Sorocaba", diz.
A construção do novo centro iniciou-se em fevereiro, a primeira etapa compreenderá a obtenção de licenças ambientais, levantamento topográfico, terraplanagem, estruturação da rede de energia elétrica, esgoto e canteiro para o início dos trabalhos de obra civil. "Esse projeto será muito importante e contribuirá diretamente para que a nova fábrica da Suzano se torne uma referência mundial no mercado de celulose", acrescentou Krummenauer.
A Metso é um fornecedor mundial de tecnologias e serviços sustentáveis para mineração, construção, geração de energia, automação e para as indústrias de celulose e papel. Temos cerca de 28.500 funcionários em mais de 50 países.