Geovana Carvalho
Um curso para casais e noivos, oferecido pela Comunidade Sim de Maria, localizada no bairro Santa Rita, tratará do Billings como possibilidade de planejar o número de filhos. Segundo a organizadora do encontro, Cléobiane Santos, muitas mulheres têm a saúde prejudicada pelo uso de medicamentos contraceptivos e o objetivo do curso é fazer conhecido este método natural de planejamento familiar.
O curso terá início às 19h desta sexta-feira e prosseguirá por todo o sábado e domingo, na própria Comunidade. Os monitores do curso são um casal de leigos consagrados da Comunidade de Aliança Cristo Bom Pastor, de Santa Catarina, Cleonice Kamer e Gerson Kamer. Informações e inscrições podem ser feitas pelos números 3072-0717 e 8805-6317.
MOB - Método de Ovulação Billings
Para a compreensão do Método de Ovulação Billings (MOB), é fundamental reconhecer que ele difere da contracepção em muitos pontos. A contracepção é totalmente dirigida para a prevenção da gravidez e a sua eficácia é medida pela capacidade de evitá-la. O MOB estabelece uma opção: o casal pode escolher praticar o ato conjugal durante a fase fértil quando quer conseguir uma gravidez ou pode optar por evitar todo contato genital durante a mesma fase fértil, no caso de querer evitar uma gravidez. A eficácia do método pode ser julgada de acordo com a opção de escolha do casal.
O MOB é aplicável em todas as variações da fisiologia reprodutiva da mulher, tanto a normal como a patológica: ciclos regulares, ciclos irregulares, ciclos anovulatórios, amamentação, menopausa, estresse ou tensão física e emocional, baixa fertilidade, doenças ginecológicas – por exemplo, de origem hipofisária, cistos ovarianos, distúrbios produzidos por medicação contraceptiva e drogas citotóxicas e outros.
O homem é sempre fértil, enquanto a mulher tem apenas uma fase fértil no seu ciclo menstrual. A mulher, na sua fase fértil, apresenta um sinal infalível, que é a sensação de lubrificação, podendo haver a presença de muco cervical, ou seja, uma secreção produzida pelas células da cérvix (também chamada de colo uterino) durante um período de aproximadamente seis dias antes da ovulação.
O muco tipo fértil protege, nutre e forma canais para guiar os espermatozoides em sua trajetória pela vagina, cérvix, útero e trompas de Falópio. Aliás, o muco fora da vagina poderá ajudar os espermatozoides a chegarem ao óvulo (assim é que uma gravidez pode resultar de um contato genital sem que ocorra plena penetração).
O MOB é tão natural como a mãe terra.
Uma semente plantada em terra seca morre, porém, se a terra estiver molhada, nascerá uma plantinha. O mesmo ocorre com a mulher. Se a semente do homem for plantada na mulher na sua fase seca, a semente morre. Porém, se ela estiver na sua fase úmida, a semente, ao encontrar o óvulo, dará origem a uma nova vida.
O método Billings se baseia exatamente em reconhecer a fertilidade para planejar naturalmente a família. Para isso, é necessário um período de observação para que a mulher se conheça e identifique sua fertilidade. A mulher deverá anotar os dados que observar durante todo o seu dia. Por exemplo: se está seca, úmida, se teve dor, se sangrou, enfim, tudo deve ser registrado.
Comentários