Raimundo Primeiro
Faltando poucos dias para o início da 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), a coordenação do evento aumenta o ritmo de trabalho em relação à definição dos detalhes finais, considerados fundamentais.
A edição 2017 da Fecoimp traz como principais novidades o Salão do Empreendedor, com a parceria do Sebrae Maranhão, e a palestra magna com a embaixadora do esporte Sandra Pires, ex-jogadora de vôlei de praia e primeira brasileira campeã olímpica, dia 14, às 19h30, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI). Sandra vai falar sobre motivação, com exemplos concretos de foco, determinação, caráter, espírito de equipe, liderança, treinamento, desafios e vitória.
Na manhã dessa terça-feira, 5, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Hélio Rodrigues Araújo, recebeu a reportagem de O PROGRESSO em seu gabinete, na sede da instituição, para falar sobre a 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que acontece de 13 a 16 de setembro, no Centro de Convenções, na rua Hermes da Fonseca, s/nº, ratificando que o evento se constitui na principal vitrine de negócios do Maranhão.
Aos 60 anos, completados em 20 de agosto, Hélio Rodrigues Araújo reafirma ser um apaixonado por Imperatriz, sempre se envolvendo em ações e projetos que visam garantir melhorias para a cidade e sua população. Natural de Anápolis (GO), dos seis meses que ele passaria a trabalho no município, já são quarenta anos de uma paixão sempre renovadora, acompanhando de perto o dia a dia de Imperatriz.
O PROGRESSO – Quais são as expectativas para a Fecoimp 2017, presidente? Na sua opinião, o imperatrizense já abraçou o evento, incentivando e, principalmente, participando?
HÉLIO RODRIGUES ARAÚJO – Olha, são as melhores possíveis. O que tinha de ser feito já foi feito, ou seja, estamos com tudo pronto, esperando apenas o início do acontecimento. A novidade é que os portões serão abertos às 18h30 do dia 13, quarta-feira. A solenidade de abertura oficial será realizada na praça do saguão do Centro de Convenções, logo na sequência, às 19h. A feira terá muitas novidades. O público tem prestigiado a Fecoimp, tanto que esperamos elevação de 20% no número de visitantes.
O PROGRESSO – Poderia falar um pouco sobre tais novidades?
HÉLIO RODRIGUES ARAÚJO – Sim, com certeza. Uma das novidades da edição 2017 será o telão de LED para cobertura ao vivo e o espetáculo teatral a ser apresentado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), de São Luís. Com certeza, abrilhantarão ainda mais o acontecimento. Teremos uma feira diferente e dinâmica. O Espaço Tecnológico, com o apoio da Devry Facimp, vai desenvolver eventos com o Google, mostrando diversos conceitos de startups, funcionando durante vinte e quatro horas, sempre com foco na resolução dos problemas apresentados durante as rodadas de negócios. A palavra de ordem, portanto, é encontrar soluções para os problemas diagnosticados dentro de, no máximo, vinte e quatro horas. Estamos confiantes, acreditando também no sucesso das ações no campo tecnológico. Queremos resolutividade.
O PROGRESSO – Em relação ao turismo, quais as iniciativas?
HÉLIO RODRIGUES ARAÚJO – O objetivo é trabalhar no fortalecimento do turismo na Rota das Emoções, formada pelo Maranhão, Piauí e Ceará, roteiro repleto de aventuras, que vale a pena ser visitado, despertando a atenção para as nossas atrações, caso do Parque Nacional da Chapada das Mesas, área de proteção ambiental, localizado no município de Carolina. Atração turística genuinamente maranhense. As secretarias de Turismo vêm com o propósito de transformar tal potencial numa forte indústria turística.
O PROGRESSO – Quais os grandes desafios da ACII ao realizar a Fecoimp?
HÉLIO RODRIGUES ARAÚJO – São desafios que a gente precisa encarar com profissionalismo. Trata-se de um grupo muito dinâmico de empreendedores dando um toque de personalidade. É assim que a geste gosta de fazer as coisas. Essa é a marca da ACII.
Assim, estamos mostrando que não temos apenas boas intenções, mas que colocamos os projetos com condições plausíveis, exequíveis no final, transformando sonhos e pensando em ações, sempre seguindo a finalidade da instituição [Associação Comercial e Industrial de Imperatriz], com perspectiva de melhoria para os seus associados e a comunidade em geral. Todas as nossas ações contemplam a comunidade. Sempre lembramos disso.
Conheça os parceiros
A Fecoimp é realizada em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc); Secretaria de Turismo (Sectur); Emap – Porto Itaqui; Grupo Mateus; Fecomércio; VLI – Valor Logística Integrada; Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF); Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia e Governo Federal. A feira tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz (Conjove); Serviço Social do Comércio do Maranhão (Sesc), 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), Rio Anil Transporte e Logística Ltda. (Ratrans) e Gráfica Tauá.
Comentários