Hemerson Pinto
O prazo de inscrição para o cidadão interessado em atuar como mesário voluntário nas eleições dos dias 05 e 20 de outubro de 2014, primeiro e segundo turno (para algumas cidades), encerra no dia 06 de agosto. Eleitores a partir de 18 anos podem participar do processo eleitoral, trabalhando nas sessões e zonas eleitorais.
O serviço não é remunerado. O participante recebe auxílio alimentação e não pode fazer propaganda de candidato por meio de camiseta ou qualquer outro meio durante a votação. Os mesários voluntários têm alguns benefícios: o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral (que deve ser acertado com o empregador) e o de em concurso público que utilize a participação no dia das eleições como critério de desempate.
Os interessados podem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ligar no número 08000985000 (Disque Eleitor) ou ir ao cartório eleitoral para registrar seu interesse.
No Maranhão, o projeto propõe a parceria com universidades e faculdades. Para o estudante universitário, o direito a conversão dos serviços prestados à Justiça Eleitoral em atividade de extensão extracurricular/complementar, com carga horária correspondente a 30h para o 1º turno e 24h para o 2º turno, comprovadas por meio de certificado emitido pelos juízos eleitorais perante os quais servirem.
Não podem ser mesários voluntários candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais, os que pertencem ao serviço eleitoral e outros casos previstos na legislação eleitoral.
Comentários