Especialista ensina como fazer o autoexame

Período de conscientização, as atividades da campanha Outubro Rosa continuam até o fim do mês. Com foco multidisciplinar, Mesa Redonda vai abordar diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama nesta quinta-feira (23). Profissionais da Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – participarão do evento, às 19h, na quadra de esportes da Unisulma.

Para falar sobre fatores de risco, diagnóstico e tratamento, já confirmaram presença os seguintes especialistas: Dra. Germana Zélia (mastologista e ginecologista), Dr. Evandro Junior (oncologista clínico), Dr. Altieres Arruda (oncologista clínico), Dr. Gumercindo Filho (cirurgião oncologista), Ricardo Nakamura (radioterapeuta), a enfermeira Danielle Dias e a nutricionista Arleia Mozer.
Outubro Rosa - O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos que aparecem nesta faixa etária. O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima um total de 57.120 novos casos da doença no Brasil. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Maranhão - Os tipos de maior incidência no Estado são o câncer de próstata e câncer de colo do útero. Estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2014 onde, aproximadamente, 910 casos sejam no Maranhão. Já para o câncer de colo do útero, a estimativa é de 15.590 novos casos no País, sendo 880 no Estado. O número de casos novos para cada tipo de câncer foi calculado com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM) feito pelo INCA.