O Climatério (Menopausa) é um período marcado por grandes alterações hormonais no organismo feminino. Não tem idade certa para começar, mas vai desde a fase inicial de perda das funções ovarianas até a ausência total de produção de estrogênio. É o período de transição entre a idade fértil e não fértil.
A menopausa é considerada a cessação da menstruação da mulher e seu diagnóstico é sempre determinado após doze (12) meses consecutivos de amenorreia que é a falta da menstruação. Na maioria das mulheres a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas isso não é uma regra.
Durante o período do climatério, a mulher sofre muitos sintomas desagradáveis, que apresentam intensidades diferentes de mulher para mulher. Os mais frequentes são ondas de calor no peito, colo e rosto, os famosos fogachos, que podem durar alguns minutos com elevação da temperatura corporal. Outros sintomas são suores noturnos, diminuição do libido e da memória, insônia, envelhecimento da pele, atrofia genital e urinária.
Todos esses sintomas ocorrem pela diminuição da função do estrogênio no organismo da mulher. Podem haver a diminuição no tamanho dos ovários, úteros e trompas, alterações ósseas que podem levar à osteoporose, incontinência urinária, diminuição do tecidomamário, consequentemente aptose (queda) de mamas, queda dos cabeloss, aparecimento de pelos grosso no rosto, mamilo e abdomem, diminuição do colágeno que resulta em perda de tônus e elasticidade da pele, além da diminuição dos melanócitos (o que deixa a pele mais sensível às radiações utravioletas).
A nossa pele um órgão bastante reativo à ação hormonal e o estrogênio tem grande ação indutora de renovações celular na pele. Dessa forma, cessando a atividade do estrogênio a mulher sofre grandes alterações no processo de envelhecimento muito acelerado nesta fase.

Tratamentos Estéticos
Na cabine de estética é de fundamental importância a realização de uma ficha de anamnese completa que inclua dados reais relativos ao estado emocional e psicológico da cliente que sofre muitas alterações estéticas que possam estar ocorrendo no corpo, na face e no couro cabeludo da paciente.
O trabalho da estético da mulher durante a fase do climatério e na terceira idade deve visar principalmente a melhora da hidratação da pele o estímulo da renovação celular, a prevenção de discronomias e a melhora da flacidez tissular e muscular. É fundamental a parceira do tratamento está associada á um nutricionista, pois a alimentação deve seguir uma dieta direcionada a este período, os banhos quentes devem ser evitados, pois piora a desidratação da pele e como em toda fase da vida praticar exercícios físicos.
O profissional de estética deve estar preparado para atender as necessidades deste paciente. Nos tratamentos corporais o mais indicado neste período é a Drenagem Linfática manual, uma vez que as pessoas com mais idade tem grande tendência a edemas (inchaços) nos membros inferiores e a Massagem Terapêutica Relaxante onde o profissional e o paciente além de estabelecerem um vínculo de confiança deixa a pessoa mais tranquila durante o tratamento.
O avanço da ciência permite ao ser humano uma expectativa de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em torno dos 75 aos 85. Dessa forma é imprescindível cuidar da saúde física e mental, além de desenvolver atividades físicas e sociais para viver com beleza, qualidade de vida, saúde e prazer. (Esteticista Helena Santos)