Prefeito Sebastião Madeira sempre presente em eventos festivos da AIL

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) vem realizando anualmente com muita dificuldade o Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, que este ano chega a sua 12ª edição. Para sua realização, o maior evento literário do Maranhão e um dos maiores do Norte/Nordeste tem contado com o patrocínio da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e da Eletrobras.
Este ano, entretanto, a Academia de Letras recebeu o comunicado da Eletrobras de que não mais patrocinaria o evento, fazendo com que a coordenação do evento tomasse um novo rumo. Ou seja, buscar novos patrocinadores para que o grandioso evento possa acontecer como nos anos anteriores, atraindo para o Centro de Convenções de Imperatriz cerca de 130 mil pessoas nas três últimas edições.
O Salão do Livro, ao contrário de outros eventos ou exposições que se realizam em Imperatriz, não se cobra ingresso, uma vez que o objetivo da Academia de Letras é fomentar a cultura e despertar nas pessoas o interesse pela leitura. Para tanto, traz para o evento, que dura dez dias, em torno de 70 livreiros (expositores), os quais colocam a venda centenas de títulos dos mais diversos gêneros literários a preços módicos.
Mesmo diante dessa situação, a diretoria da Academia Imperatrizense de Letras não baixou a cabeça e decidiu cair em campo em busca de patrocínios bem menores, os quais, somados, cobrirão as enormes despesas, tais como pagamento de cachês de artistas, deles até de nível nacional; passagens e hospedagens de escritores e palestrantes reconhecidos nacionalmente, entre outras.
Desta forma, a presidenta da AIL, professora escritora Edna Ventura, que nos últimos dois anos coordena o SALIMP, se afastou temporariamente da presidência e constituiu uma comissão, que desde a última quinta-feira visita empresas da cidade na tentativa de conseguir patrocínio necessário para cobrir as despesas do grande evento literário. A própria Edna Ventura, que integra essa comissão, disse sentir uma boa receptividade por parte do empresariado local.
Reinauguração – A reunião da última quinta-feira (24) foi coordenada pelo vice-presidente, Padre Francisco Lima, o qual conclamou a todos os confrades e confreiras a se integrarem às mais diversas comissões que trabalham durante o SALIMP. “Como vamos dispor de poucos recursos, temos que nos integrar às comissões, para que possamos realizar o Salão do Livro com o mesmo sucesso dos anos anteriores”, afirmou o presidente em exercício.
Francisco Lima disse aos acadêmicos presentes que as obras de restauração do prédio da AIL foram concluídas pela construtora contratada pela Prefeitura Municipal e que o prédio estava pronto para sua reinauguração. “Nós estamos aguardando apenas a agenda do prefeito Sebastião Madeira, que sempre nos apoiou na realização de nossos eventos e que demonstrou interesse de participar da solenidade de reinauguração do novo prédio”, concluiu Lima.