Os acadêmicos Domingos Cezar e Zeca Tocantins estiveram semana passada em Marabá participando da programação da 22ª Feira Pan-Amazônica e I Salão do Livro do Sul e Sudeste, que aconteceu no período de 27 de abril a 6 de maio, no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha.
Promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Prefeitura de Marabá, com assessoria da RPS Eventos, o evento trouxe dezenas de livreiros, com milhares de livros. Atraiu também professores e alunos de várias cidades do sul e sudeste paraense.
O evento literário levou a Marabá escritores de várias cidades e locais, mas destacando o paulista Inácio de Loyola Brandão, considerado um dos maiores escritores da atualidade. Contou também com a participação musical de artistas como Alfredo Reis, Clauber Martins, além de apresentação de grupos de dança folclórica.
De Imperatriz, como convidados da coordenação, marcaram presença ao I Salão do Livro do Sul e Sudeste do Pará, o jornalista e escritor Domingos Cezar e o poeta, compositor e cantor Zeca Tocantins, ambos membros da Academia Imperatrizense de Letras - AIL.
Zeca Tocantins participou na quarta-feira (2) do Encontro Literário realizado no auditório João Brasil, ao lado dos escritores Celson Antines (São Paulo), Antonio Juraci Siqueira (Belém), Xavier Santos (Marabá), Airton Souza (Marabá), Eleazar Carrias (Breu Branco) e Rosa Peres (Rondon do Pará), sob a mediação do escritor Daniel da Rocha Leite (Belém).
Domingos Cezar assistiu na sexta-feira (4) a palestra ministrada pelo escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão. No sábado (5) participou da palestra e debate da Academia Paraense de Poetas Cordelistas. Ele falou das ações desenvolvidas pela Academia Imperatrizense de Letras destacando a realização do SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16125
Comentários