Membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, o escritor e cineasta Joaquim Haickel ministrou na tarde de quinta-feira (14), na Sala Nauro Machado, na II Mostra Estadual de Literatura, a palestra “Memória Audiovisual”, na qual fez um histórico da fotografia e do cinema produzido no estado do Maranhão.
Conhecido nacionalmente e até no exterior por seu conhecimento de cinema e de sua produção cinematográfica, Joaquim Haickel conseguiu atrair a atenção das pessoas presentes ao evento, interessadas nessas duas importantes áreas da cultura, mas que são pouco exploradas em nível de Imperatriz e em nível de estado.
No estande de Imperatriz - Academia Imperatrizense de Letras, o acadêmico Domingos Cezar Ribeiro recebeu estudantes, professores, intelectuais e pessoas interessadas pelas obras dos escritores de Imperatriz e de toda a região tocantina, publicações estas produzidas pela Ética Editora, do editor e acadêmico Adalberto Franklin.
Entre as personalidades recebidas, Domingos Cezar destaca a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; a coordenadora da Mostra, professora Ceres Fernandes; o promotor da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, João Marcelo Trovão; o cantor e compositor Luis Carlos Dias, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Itapary, entre outras personalidades.
De acordo com Domingos Cezar, o estande de Imperatriz, a exemplo do que ocorreu no ano passado, está sendo bastante visitado, o que demonstra o interesse das pessoas em conhecer a produção dos literatos tocantinos. “Nossa produção literária vem despertando o interesse de pessoas de todo o estado e de outras unidades da federação”, afirma Cezar.
A programação desta sexta-feira (15) começa às 14h30 com a palestra “As origens da devoção a São José de Ribamar”, que será proferida pelos professores Antonio José Ferreira Miranda e Marli de Jesus Conceição; “O rio Itapecuru na poética Caxiense”, palestra de Wybson Carvalho, de Caxias.
Prossegue com as palestras “A França Equinocial e o seu legado”, com o palestrante Antonio Norberto, de São Luís, e “Literatura de cordel: Influências e impactos no Maranhão”, palestra que será ministrada por João Gomes, de Lago da Pedra.
Comentários