Meio Ambiente pretende disciplinar horário para descarte de lixo na área do Calçadão

Gil Carvalho

O lixo produzido pelas empresas instaladas na área do Calçadão, o maior centro comercial de Imperatriz, deverá ser acondicionado corretamente em sacos plásticos e disponibilizado para coleta pública após as 18 horas. O objetivo é evitar o acúmulo de lixo nas entradas e saídas dos calçadões durante o horário comercial.
De acordo com a assessora de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Ivanice Cândido Falcão Almeida, os lojistas que descumprirem a determinação poderão ser penalizados pelos agentes de fiscalização. O trabalho de inspeção começou a ser realizado nessa sexta-feira (21).
Ela explica que os lojistas devem observar o Código de Postura de Imperatriz (artigos 14 e 19, da Lei Municipal nº 850/97) e o artigo 58, da lei nº 1423/2011, a que trata da política municipal de Meio Ambiente para que não seja prejudicada a saúde pública e manter uma boa conservação do ambiente paisagístico do setor do Calçadão.
“Em caso de descumprimento, o estabelecimento estará sujeito a multa de dez a mil Unidades Fiscais do Município (UFM), conforme o artigo 102 do Código de Postura de Imperatriz”, reitera Ivanice Cândido.
Os lojistas foram notificados por meio de ofício circular para que acondicionem somente depois das 18 horas os resíduos sólidos para recolhimento do caminhão da limpeza pública. “O descarte do lixo não será permitido em horário comercial, evitando o acúmulo de lixo na entrada e saída do calçadão de Imperatriz”, disse.
Segundo ela, a fiscalização será rigorosa para coibir o descarte de lixo em locais impróprios ou fora do horário disciplinado, pois com a aproximação das comemorações de final de ano esse volume de resíduos deve aumentar, prejudicando não apenas o aspecto paisagístico, mas também a saúde da população. “O ambiente está muito bonito com a decoração para o período natalino, porém cabe ressaltar que a responsabilidade do lixo é do gerador, devendo armazená-lo corretamente e dispô-lo a partir do horário de recolhimento do serviço de limpeza urbana”, finalizou.