Exposição de itens confeccionados com material reciclável

Com exposição de trabalhos manuais, pesquisas e experiências, a Escola Municipal Madalena de Canossa, realizou, ontem, 29, II Mostra Científica, com tema “Ambiente Saudável: Somos Felizes”. Cerca de 900 alunos participaram da atividade que aconteceu durante todo o dia, no pátio da escola.
O objetivo foi fomentar a ciência, que oportuniza novos saberes e estimula o interesse do estudante. “Experimentos científicos são muito importantes para incentivar alunos a, desde cedo, estar inserido no mundo da pesquisa”, observou o diretor Magno Silva.
Os produtos apresentados faziam menção à preservação do meio ambiente,
importância da água e atual seca do rio Tocantins. Também foram abordadas a sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, assuntos que sempre precisam ser falados.
O material exposto, desde maquetes, produção de vídeo e cultivo de horta, foi confeccionado pelos alunos, com supervisão dos professores e auxílio dos pais. “É muito importante fazermos acompanhamento do que os filhos fazem na escola”, declarou Andressa Santiago, mãe de aluna.
Ryan Lima, 14, do 7º ano, destacou que, com a mostra científica, as pessoas ficam por dentro de vários assuntos e podem ter acesso a pesquisas que são próximas da sua realidade, como poluição do Riacho Cacau, observado por ele. “Vimos que, apesar das pessoas reclamarem da poluição, são elas as principais causadoras. Os moradores das margens do Cacau jogam lixo e fossas in natura, no próprio riacho, fazendo mal para elas mesmas”, explicou.
Os estudantes também acompanharam os trabalhos dos colegas, fazendo
anotações, numa proposta de aprendizagem passada por todos os professores, para fixação do conhecimento. (Sara Ribeiro – ASCOM/PMI)