É mais uma estratégia para reforçar a luta da sociedade imperatrizense contra o uso e o tráfico de entorpecentes. A mega maratona ‘Todos Contra as Drogas’ é organizada pela Casa de Davi, centro de recuperação criado há quatro anos e meio com a intenção de oferecer apoio a dependentes químicos que desejam livrar-se do vício.
A tarefa não tem sido fácil, segundo o presidente da instituição. “Infelizmente, depois de tratarmos pessoas e devolvermos elas às suas famílias, recuperadas, vimos muitas serem assassinadas porque voltaram às drogas. Então, falta conscientização maior das pessoas para que não usem, e falta um incentivo do poder público para manter essas pessoas que deixaram as drogas longe do vício”, declara Adivando Júnior.
O objetivo da ida a São Luís, de bicicleta, é entregar nas mãos da governadora Roseana Sarney um relatório sobre a realidade de usuários de drogas. “Gostaríamos de obter apoio aos centros de recuperação, para desenvolverem um trabalho ainda mais forte”, reforça Adivando, sugerindo que a oferta de cursos profissionalizantes para quem acaba de sair das drogas poderia ser uma maneira de manter o ex-usuário longe do vício. “Mas a oferta maior é da própria droga”, comenta.
A mega maratona bike ‘Todos Contra as Drogas’ sairá de Imperatriz às 5h da manhã do próximo dia 06 de fevereiro. O percusso de 640km deverá ser vencido em cinco dias, com paradas para descanso. Cerca de 50 ciclistas de Imperatriz encontrarão pelo caminho voluntários que seguirão juntos à capital maranhense. São ciclistas das cidades de Açailândia, Santa Inês e Vitória do Mearim. Um grupo de Marabá-PA também participa. Os maratonistas serão recebidos por ciclistas de São Luís.
No trajeto, os participantes da maratona serão acompanhados por ônibus, carros de apoio e ambulância. O encontro com a governadora está sendo agendado, mas segundo o presidente da Casa de Davi, deve acontecer ainda no dia 10. Após a entrega do relatório, o grupo retorna para Imperatriz e as outras cidades de origem. (Hemerson Pinto)