O pronto atendimento em caso de acidentes com automóveis é essencial, principalmente, em esportes de velocidade. Pensando nisso, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Federação Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) promovem, nos dias sete e oito, o Curso de Atendimento Médico em Automobilismo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no primeiro dia do evento.
O curso será ministrado pelo Dr. Dorival De Carlucci Junior, cirurgião de cabeça e pescoço e membro da Comissão Médica da CBA, com passagens por equipes médicas da Stock Car e Fórmula 1. E tem como público alvo os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e para-médicos que já trabalham com urgência e emergência, principalmente no atendimento pré-hospitalar, em resgates.
Já confirmaram participação no evento os médicos que farão plantão durante a competição e cerca de 50 funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Sem sombra de dúvidas, uma competição deste porte requer equipe treinada e com as habilidades necessárias para atender a uma situação de urgência desta natureza”, disse Weverton Augusto, coordenador do SAMU de Imperatriz.
As atividades ocorrerão em dois momentos: um teórico e um prático. O primeiro ocorre nesta sexta-feira (07), a partir das 19h, no auditório do Hotel Posseidon, com uma aula expositiva sobre trauma em automobilismo, relacionado com alta velocidade e cuidados de segurança para atuação em pista. Na parte prática, será realizado um treinamento de imobilização e técnicas de retirada de vítimas em acidentes automobilísticos, com ênfase nos diferentes tipos de veículos.
Segundo o Dr. De Carlucci, o curso vem preparar os profissionais que atuarão na 13ª Copa Brasil de Kart, que começa no próximo domingo (09) e vai até o dia 15. É intenção da CBA unificar o atendimento médico em automobilismo em todo o país. “Esta atividade visa divulgar as normas de segurança que são definidas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), bem como as condições mínimas para realizar eventos automobilísticos com o respaldo médico e de resgate para garantir a segurança de pilotos vítimas de acidentes”, enfatiza. (Assessoria de Imprensa)