Na manhã dessa quarta-feira (26), reuniram-se no campus da UFMA - Imperatriz a comissão de implantação do curso de Medicina, representantes do MEC, da Universidade e da Prefeitura Municipal de Imperatriz para discutir as propostas de implantação do curso de Medicina em Imperatriz e definir os aspectos pedagógicos e estruturais acerca das instalações no Campus Avançado, localizado no bairro Bom Jesus. O início das aulas do curso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2014.
Estiveram presentes na reunião o diretor de Centro - campus Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; representantes do MEC, Sandra Tibiriçá e Rui Souza; membros da comissão do curso de Medicina de São Luís - Francisca Luzia Moreira de Araújo, Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Maria do Rosário Fortes Braga; o coordenador de fiscalização de obras da UFMA, César Braga, além da coordenadora do curso de Enfermagem de Imperatriz, Cecilma Miranda, e a professora de Enfermagem Rosimar Costa Penido. Participaram também o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o representante do Hospital Municipal de Imperatriz, Alysson Mota de Avelar, e um representante do Hospital Materno Infantil, José Diniz.
Na tarde de ontem (24), a comissão visitou as futuras instalações do prédio onde vai funcionar o curso de Medicina, no campus avançado da UFMA no Bom Jesus, e saíram de lá satisfeitos. "São excelentes as estruturas das instalações; foram cuidadosamente elaboradas, bem pensadas. A Universidade Federal do Maranhão está de parabéns pela construção e pela iniciativa de trazer uma grande escola e agregar valor ao município e ao sistema de saúde local", afirma a representante do MEC, Sandra Tibiriçá.
A comissão visitou também unidades básicas de saúde do município, como o Centro de Saúde Milton Lopes, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e o Posto de Saúde Maria Aragão.
Segundo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a importância de um curso como o de Medicina em Imperatriz é primordial para o desenvolvimento da cidade no campo da saúde. "Numa escala de 1 a 10, a implantação de um curso como este é o maior sonho da cidade hoje" e reforçou o engajamento da prefeitura para a viabilização do curso: "Nosso engajamento é total".
Na reunião, a coordenadora do Curso de Medicina campus São Luís, Maria do Carmo Lacerda, destacou a qualidade da estrutura da rede de saúde municipal e da capacitação técnicas dos profissionais que ali trabalham. No momento seguinte, a pauta de discussão foi a importância de se qualificar os profissionais médicos, com formação em capacitação e também em mestrado, e de se qualificar os profissionais da rede que vão orientar os estudantes.
O diretor do Campus, Marcos Fábio, fez um balanço de todo o encontro com a comissão de implantação do curso de Medicina do Campus de São Luís, junto aos representantes da comissão do MEC e a coordenação do Curso de Enfermagem. "Pra nós, é importante porque no curso de Medicina o aluno vai estar vinculado ao sistema de saúde municipal e estadual desde o primeiro período. Será feito metade na sala de aula e metade nas unidades básicas de saúde. Para nós, de fato, essa resposta do governo, tanto municipal quanto estadual, é fundamental pra que a gente possa então concluir os nossos trabalhos como UFMA e como comissão do MEC e possamos em 2014.1 ter a primeira turma de Medicina daqui da nossa Universidade", avalia.
Está também no planejamento da UFMA Campus Imperatriz a adoção de um mestrado regular na área da saúde.