Restaurante Popular oferece cerca de 800 refeições diariamente

Pollyana Galvão

O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome selecionou projetos de 32 municípios e do Distrito Federal para a modernização e ampliação dos Bancos de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares. O objetivo é ampliar os equipamentos públicos de produção, abastecimento e consumo de alimentos, além de qualificar os serviços oferecidos por essas unidades.
O município de Imperatriz teve dois projetos selecionados, um para a modernização do Banco de Alimentos e o outro para a modernização do Restaurante Popular. Os recursos repassados pelo MDS poderão ser utilizados na melhoria das instalações físicas e na aquisição de equipamentos, veículos, materiais de consumo e proteção. Os veículos facilitarão a logística de abastecimento e de entrega de gêneros alimentícios às entidades beneficiadas pelos programas.
De acordo com a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional de Imperatriz, Andressa Jacqueline, a modernização do Banco de Alimentos e do Restaurante Popular possibilitará um melhor atendimento para a população. “Os nossos projetos propõem a reforma dos dois prédios, a aquisição de novos equipamentos e a aquisição de três veículos, um para o Restaurante e os outros dois para o Banco de Alimentos”.
Em setembro, a equipe técnica do MDS realizará mesas técnicas com os municípios selecionados para estabelecer os procedimentos e os prazos previstos para contratação e execução dos projetos. Na oportunidade, os municípios também serão orientados sobre cadastramento dos planos de trabalho, elaboração dos termos de referência e projetos de engenharia. Até o fim do ano, os municípios assinarão os contratos e receberão o repasse do MDS para a execução dos projetos.

Municípios selecionados
Além de Imperatriz, os outros municípios selecionados foram: Alfenas (MG), Arapiraca (AL), Araraquara (SP), Brasília (DF), Cachoeirinha (RS), Camaçari (BA), Chapada Gaúcha (MG), Contagem (MG), Feira de Santana (BA), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Ipubi (PE), Itanhaém (SP), Itaquaquecetuba (SP), Joinville (SC), Maracanaú (CE), Mauá (SP), Missão Velha (CE), Nova Iguaçu (RJ), Petrolina (PE), Poço Dantas (PB), Pombal (PB), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio Claro (SP), Santa Maria (RS), Santo Ângelo (RS), São José do Rio Preto (SP), Sete Lagoas (MG), Toledo (PR), Ubá (MG) e Unaí (MG).