Coordenado pelo Prof. André Limeira, Msc., o curso de MBA em gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas e que em Imperatriz é promovido pelo Isan - Instituto Superior de Administração e Negócios, vem atraindo a atenção de estudantes e de empresários que pretendem ampliar seus conhecimentos e promover mudanças em seus empreendimentos. Lançadas no início do mês, as inscrições continuam abertas e as aulas serão iniciadas a partir de janeiro.
O objetivo do curso é desenvolver visão estratégica; oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório; desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração; desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.
Público-alvo - Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem; profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas e possuidores de diploma de cursos de graduação.
Metodologia do TCC - O trabalho final será individual desenvolvido através de um projeto empresarial a ser apresentado a possíveis investidores, sob a forma de um plano de negócios. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado à realidade profissional dos
alunos participantes. O trabalho terá acompanhamento (e apoio) a distância, via Internet, da coordenação acadêmica do curso.

Grade do MBA em Gestão Empresarial.
1) Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas; 2) Contabilidade para Executivos; 3) Dimensões Funcionais da Gestão de Pessoas; 4) Economia Aplicada; 5) Estratégia de Empresas; 6) Finanças Corporativas; 7) Fundamentos de Marketing; 8) Gestão de Marketing; 9) Gestão de Qualidade; 10) Matemática Financeira; 11) Gestão de Estratégica de Custos; 12) Gestão de Projetos; 13) Orçamento e Controle; 14) Fundamentos do Direito Empresarial; 15) Negociação; 16) FGV Management Business Simulation online 72
Carga Total 432 h

O curso abrange, ainda, temas como:
1) Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas; Mudanças Comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Ética aplicada às relações de trabalho. Comunicação. Motivação. Liderança como essência da gestão. Formação e Desenvolvimento de equipes.

2) Contabilidade para Executivos
Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis. Participações Societárias e variações do patrimônio líquido. Análise Econômico-Financeira.
3) Dimensões Funcionais da Gestão de Pessoas, Contextualização na Gestão de Pessoas. Gestão de Competências. Gerenciamento de Talentos. Aprendizagem e cultura organizacional.

4) Economia Aplicada
Conceitos econômicos. Mensuração da atividade econômica. A moeda e o sistema financeiro. Inflação e índices de preços. Balanço de Pagamentos.

5) Estratégia de Empresas
Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do Ambiente Interno.
Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação.

6) Finanças Corporativas
Visão geral de Finanças. Risco e Retorno. Fluxo de Caixa dos investimentos e capital de giro. Critérios para análise de projetos. Avaliação de empresas e projetos.

7) Fundamentos de Marketing
O conceito de Marketing. O ambiente de marketing. Elementos do composto de marketing. Comportamento do Consumidor. Inteligência de Marketing. Segmentação de mercado. Posicionamento. A interface do marketing com outras áreas funcionais da Organização.

8) Gestão de Marketing
Gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, implantação e controle de marketing.

9) Gestão de Qualidade
Evolução no processo da Qualidade. Conceitos básicos. Prêmio nacional de Qualidade. Normas ISO. Padronização e Melhoria. Ferramentas de Gerenciamento. Métodos Específicos de Gestão.

10) Matemática Financeira
Relação Fundamenta e taxas de juros. Regime de Juros Simples. Regime de juros Compostos. Séries uniformes de pagamentos. Sistemas de amortização. Métodos de análise de fluxos de caixa. Desconto.

11) Gestão Estratégica de Custos
As estratégias mercadológicas de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus por absorção. Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Decisão de preço quando varia o preço do insumo. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Decisão de comprar ou fazer.

12) Gestão de Projetos
Definição de Projeto. Evolução da Gerência de Projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Diagrama PERT/CPM. Caminho crítico. Custos. Cronogramas Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Controle do Projeto. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos. Análise de Gerência de Projetos.

13) Orçamento e Controle
Conceito de Orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos Orçamentários. Consolidação do Orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Controle: centro de receita, centro de custo padrão, centro de custo discricionário.

14) Fundamentos do Direito Empresarial
A empresa e o direito. Principais figuras societárias e suas implicações. A relação contratual com o cliente consumidor e com o cliente empresário. Princípios contratuais que regulam a matéria e contratos em destaque. Direitos do Consumidor e práticas Corporativas. A tributação e o empreendimento:principais espécies tributárias, incidência e práticas de economia fiscal.

15) Negociação
A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Quais são as características de um bom negociador? Qual é o perfil do negociador brasileiro? Os ambientes de negociação e os principais tipos de abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de parte em negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da uniformização do tempo e do poder.

16) FGV Management Business Simulation (Online)
Apresentação: Trata, por meio de simulações, da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial, visando à competitividade da organização.
Objetivo: Definir estratégias competitivas de negócios, visando à tomada de decisões gerenciais sobcondições que permitam sua análise e discussão.
Conteúdo programático: Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, disciplina FGV MGM BS, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios BS online. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo.