Hemerson Pinto
Em visita inédita a Imperatriz, Mateus Prado, um dos educadores mais influentes do país, participou das comemorações em homenagem aos 90 anos de fundação da Escola Santa Teresinha. Na sexta-feira, 01 de agosto, e sábado, 02, o professor, considerado especialista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ministrou palestras organizadas pela direção da escola, direcionadas a professores, alunos e pais.
Na tarde de sexta-feira, Mateus Prado visitou a redação do jornal O PROGRESSO, onde falou sobre o trabalho realizado em todo o país, revelando dicas importantes para quem deseja ingressar em universidades e faculdades usando as notas do Enem.
O exame, que para muitos parece ‘bicho de sete cabeças’, pode ser encarado com facilidade, usando técnicas que devem ser adotadas no início da preparação, e podem determinar aonde o estudante deve concentrar os esforços para no dia da prova obter melhor desempenho.
“O Enem é diferente, mas ninguém sabe no quê. Enquanto no vestibular ‘o céu é o limite’, pode cair qualquer coisa, o Enem tem uma matriz de conteúdos descritores. […] A prova de um ano para outro é muito parecida”, comenta o especialista.
É exatamente essa comparação entre provas que permitiu, nos estudos realizados pelo professor, a construção de um ‘caminho’ a ser seguido pelos estudantes, o que pode levar o candidato a alcançar o objetivo sem muita dor de cabeça.
O segredo é ser coerente, e isso ele faz questão de ensinar nas palestras e nas redes sociais. O passo a passo também será apresentado em um guia sobre o Enem, que será lançado no dia 23 de agosto, na Bienal do Livro, em São Paulo-SP.
O guia contém informações esclarecedoras, como um gráfico que ajuda a calcular qual a nota adquirida no Enem (com base na prova de 2012), com os itens reordenados pelos níveis de dificuldade baixa, média e alta. Se o candidato identificar na tabela em qual dos níveis teve melhor desempenho, poderá calcular por onde deve começar os estudos para o próximo exame. A simulação também está disponível no blog do professor, no site do Estadão.
No guia é possível analisar cada uma das competências (divisão dos conteúdos) “e saber qual a porcentagem que você tira. O Enem tem trinta competências. Vamos imaginar que tivesse três: uma você está acertando 80%, outra 50% e uma 20%. Você não tem que estudar a de 80, porque você sabe mais e vai te dar menos retorno. Você não tem que estudar a de 20% porque essa você tem um déficit de aprendizagem grande e vai demorar demais. A de 50% você já sabe alguma coisa, então vai ter dar um retorno maior”, exemplifica.
Ele - Mateus Prado cursou Ciências Sociais e Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Fundou em 2000 a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade, onde é presidente de honra, à frente de projetos como o Cursinho Comunitário Henfil e a revista Glocal. Também oferece assessoria pedagógica a escolas como especialista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É autor de materiais didáticos, como o Guia Prático Enem.
Comentários