Como parte das ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, definiu a metodologia de transporte e destinação de resíduos sólidos coletados pelo Cata Treco. O programa da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Sinfra, recolhe em domicílio, por agendamento, móveis, eletrodomésticos e outros objetos para que não sejam descartados em ambientes públicos.
Em reunião com representantes da Associação de Catadores de Material Reciclável de Imperatriz, ASCAMARI, ficou definido que os materiais serão destinados ao galpão de triagem da entidade, onde passarão por separação dos produtos recicláveis. O restante que não for aproveitado pela seleção será encaminhado à destinação final.
"Anteriormente, não havia uma definição sistemática sobre os resíduos sólidos coletados pelo Cata Treco. Esses materiais volumosos possuem um percentual de recicláveis, como por exemplo, os metais dos fogões e geladeiras inservíveis, e estes precisam ter a sua destinação correta", disse a secretária Rosa Arruda, titular da Semmarh.
O engenheiro Daniel Fernandes, responsável técnico da pasta do Meio Ambiente, destacou que a medida está em consonância com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado a partir da participação da comunidade. Ele ressaltou, ainda, que destinação dos materiais foi uma das questões mais pontuadas nas oficinas e audiência pública.
Constantemente, novas ações, programas e metas são realizadas para cumprir o Plano e o atendimento às demandas da comunidade imperatrizense. (João Rodrigues - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16143
Materiais recolhidos pelo Cata Treco serão doados a associação
Resíduos passarão por triagem para separação dos produtos recicláveis
Comentários