“Ação e Transparência”. Este é o lema da campanha do candidato a diretor da UFMA Imperatriz, Marcelo Chaves, que tem larga experiência como administrador, nas áreas pública e particular, especialmente no setor da educação. As eleições acontecem na sexta-feira, dia 16 de setembro, no Campus II.
Desde 2008, Marcelo Chaves é Professor Adjunto de Patologia Geral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA Imperatriz), compondo o Comitê de Ética Profissional da UFMA e Comitê de Ética em Pesquisa. O pesquisador é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Mestre e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutor em Patologia pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM – UNIFESP).
Marcelo iniciou carreira na área administrativa em 2002 como coordenador do setor de Clínicas Odontológicas do Hospital Escola da Faculdade de Imperatriz, chegando a coordenador de curso, onde desenvolveu, com outras parcerias, projetos estruturais e pedagógicos visando a implantação do curso de Odontologia.
Posteriormente, em conjunto com a coordenação dos cursos de Enfermagem e Farmácia, realizou a reestruturação física do Campus II da Faculdade de Imperatriz. Compôs a comissão que visava a implantação do curso de Medicina, onde participou ativamente da elaboração do projeto pedagógico e dos trâmites legais e institucionais.
Em sua carreira como gestor, teve a oportunidade de estar à frente de dois campi (Campus Administrativo e Hospital Escola) sabendo gerir ambos com qualidade. Foi também gestor de Saúde Pública na cidade de Campestre do Maranhão (Saúde Bucal). Sua gestão administrativa nas diferentes esferas pela qual passou deixou sua marca, no ensino e na estrutura, além do respeito dos professores, alunos, funcionários e mantenedores.
Entre suas propostas estão a criação de um subprefeitura do Campus para agilizar as obras e melhorar a infraestrutura da universidade, tornar a gestão mais proativa através da criação de comissões com participação dos segmentos (professores, alunos e técnicos) com metas e estratégias de trabalho e realizar prestação de contas à comunidade universitária, tornando a administração de fato mais democrática e eficiente.
Além disso, propõe garantir a infraestrutura necessária para o desempenho do trabalho acadêmico em todos os cursos (Brinquedoteca, Empresa Júnior, Núcleo Jurídico, TV UFMA); consolidar e aprimorar o núcleo de assistência ao estudante, além de modernizar e adequar as salas de aula e aprimorar a estrutura de apoio aos estágios curriculares supervisionados de forma a responder eficientemente às necessidades do mercado.
O professor Marcelo Chaves pretende, ainda, incentivar o desenvolvimento de programas preventivos de saúde da comunidade universitária e a implantação de um centro de apoio à saúde dos discentes, docentes e técnicos. Outros compromissos são promover condições para a prática esportiva da comunidade do CCSST e fomentar, por meio de apoio técnico e material, o desenvolvimento do potencial artístico de professores, alunos e funcionários, visando à constituição de grupos de teatro, música, dança, artes plásticas e literárias. (Fonte: Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14202
Comentários