Maranhense Helberth Oliveira, radicado em Imperatriz, articulador do projeto

Domingos Cezar

A Aliança Brasil assinou um memorando de entendimento com a empresa de desenvolvimento de bicombustíveis da aviação dos Estados Unidos, Byogy Renewables, Inc, para realizar testes de motores e aviões, utilizando aviões da frota da Avianca Brasil, para obter os dados exigidos pela ASTM para aprovar o Byogy’s Alcohol to Jet (“ATJ-SKA”) - Álcool para Jato) para uso até 100% sem limites de mistura com fósseis.
A informação foi prestada pelo maranhense, residente em Imperatriz, Helberth Oliveira, um dos articuladores do projeto. Segundo ele, a Avianca e Byogy também definiram um Contrato de Uso Comercial para uso do biocombustível de aviação Byogy ATJ após aprovação para 100% de uso sob uma nova Especificação ASTM (Sociedade Americana para Testes e Materiais - Normas Técnicas e Método de Testes).
O diretor de Operações de Voo da Avianca Brasil, comandante Norberto Raniero, afirmou que “a Avianca está totalmente comprometida em apoiar o processo de aprovação de combustível Byogy ATJ e acredita que é a melhor solução para que a empresa alcance a neutralidade de carbono para suas operações no Brasil”, afirma o comandante.
“Nosso plano de negócios era integrado verticalmente a plataformas tecnológicas em um esforço para o desenvolvimento de forma eficaz e econômica de uma cadeia de suprimentos completa”, afirma Helberth Oliveira, acrescentando que “a integração do sistema de AusAgave pode melhorar a nossa capacidade de produção de combustíveis e produtos químicos totalmente renováveis e competitivos em termos de custos”.
O uso de novas matérias-primas agrícolas, como o agave adaptado cultivado em regiões semiáridas onde a cana-de-açúcar não cresce, expandirá as oportunidades de emprego para a produção de etanol e outros coprodutos de agave para fibra de carbono e fibras de carbono. Hélberth vai apresentar o projeto no próximo dia 23, em Brasília para autoridades da área.