Helberth Oliveira, autor e idealizador do projeto Biocombustível

Domingos Cezar

O Maranhão poderá ser o primeiro estado a produzir e fornecer biocombustível para a aviação comercial. Projeto do maranhense Helberth de Oliveira reforça o compromisso de entregar biocombustíveis econômicos e 100% substitutos de combustíveis fósseis.
A Byogy ficou satisfeita com a escolha da Avianca Brasil, que selecionou o seu processo totalmente renovável de produção de biocombustível de aviação - Byogy Renewables Alcohol to Jet (ATJ) - para fornecer o seu combustível alternativo, de baixo carbono e não agressivo ao meio ambiente no futuro.
De acordo com informações de Herberth Oliveira, chegarão a São Luís no próximo dia 30, procedentes dos Estados Unidos, os senhores Tom Casey, diretor de Relações Internacionais e Estratégica da Byogy Renováveis; Fernando Correa, vice-presidente do Byogy do Brasil, e Cintia Ticianeli - diretora da Agroserra, de São Raimundo das Mangabeiras.
Segundo Helberth Oliveira, eles terão agenda de compromissos e reuniões programadas com a equipe da Secretaria de Estado de Minas e Energia, com a finalidade de discutir e apresentar o projeto proposto ''Álcool para Jatos". A Byogy é membro fundadora da ''Plataforma Brasileira de Bioquerosene", em parceria com a Ubrabio.
"O caminho para obter o certificado de um combustível alternativo da aviação e para atingir um volume em escala comercial é desafiador e longo. A Avianca é a parceira ideal para esta longa jornada", afirma Helberth de Oliveira, autor e idealizador do Projeto no Brasil.
A Avianca, conforme define Oliveira, é a empresa aérea que mais cresce no Brasil, operando uma das mais novas e modernas frotas de aeronaves na América Latina. O Brasil, líder mundial na produção de etanol derivado de cana de açúcar, pode se transformar também num líder mundial na indústria de combustível de aviação sustentável.
Helberth Oliveira afirma que, o custo da produção de açúcar de agave é de US$ 0,07 por libra, e o que produz biocombustível de aviação custa US$ 2,50 por USG. "Esse custo de combustível é menor do que as companhias aéreas do Brasil estão pagando hoje pelo combustível para fóssil entregue nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos para voos domésticos, reduzindo para US $ 0,05 por libra dentro de 5 anos".
Como diretriz, o custo estimado é de US$ 80 milhões para construir, instalar e colocar o processo de conversão catalítica da Byogy em operação em uma usina de etanol no Brasil, capaz de produzir 50 MLY de Combustíveis de Substituição Completos. "O Maranhão é forte candidato para receber o projeto, criando assim mais emprego para os maranhenses", conclui Helberth Oliveira.