Vítima de complicações decorrentes de câncer de intestino, faleceu na manhã de domingo, 20, o professor João Renôr Ferreira de Carvalho. O corpo foi cremado, às 11 horas de ontem, 21, no Crematório da Pax União, localizado no Paço do Lumiar.
Nascido na cidade de Riachão - Sul do Maranhão, João Renôr era filho de agricultor sem terra e de mãe analfabeta descendente da Nação Indígena Timbira. Ele se graduou pela UFPE - Recife, fez seu mestrado em Geografia Humana pela Universidade de Paris I (Sorbonne) e o doutorado em História Latino-Americana pela Universidade de Paris III (Sorbonne).
Ex-professor do departamento de História da Universidade Federal do Maranhão, ele foi diretor do Campus em Imperatriz. Foi reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Atualmente, João Renôr era professor do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil/Mestrado na Universidade Federal do Piauí.
Tinha experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Indigenismo Brasileiro e Amazônico, Memória, História do Maranhão, História da Amazônia e Etnologia de comunidades tribais do Nordeste. Ele foi autor de muitas obras importantes para a historiografia brasileira.
Entre os livros lançados por João Renôr estão ‘Ação e Presença dos Portugueses na Costa Norte do Brasil no século XVII – A Guerra no Maranhão 1614-1615’, que reúne os diários de guerra da luta pela costa norte do Brasil, entre 1614 e 1615, “A resistência indígena no Piauí Colonial: 1737-1774” (2009) e “Momentos de História da Amazônia”.
João Renôr era membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
A UFMA se solidarizou com a família, amigos e departamento de História.