Depois de passar pelos municípios de Suzano, Jacareí e Cabreúva, no Estado de São Paulo e Anápolis, em Goiás e Palmas, no Tocantins, A INCRÍVEL MÁQUINA DE LIVROS, que já passou por nove cidades em seis estados brasileiros, chegou a Imperatriz, no Maranhão. Na Praça da Cultura, das 10 às 18 horas, onde permanecerá até amanhã, quinta feira. As próximas cidades que receberão o projeto são Teixeira de Freitas e Mucuri (Bahia) e Aracruz (Espírito Santo). Em 2018, a Incrível Máquina já fez a alegria de leitores em 21 municípios de 13 estados brasileiros.
Com capacidade de transformar mil livros por dia, A INCRÍVEL MÁQUINA DE LIVROS possui centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti. Uma novidade para a temporada 2019 é que obras da escritora Conceição Evaristo, homenageada do ano pelo Prêmio Jabuti, integram o acervo do projeto. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.
Segundo Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural, promover e incentivar a leitura além de ser uma questão prioritária, é algo motivador. “Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída. A proposta A INCRÍVEL MÁQUINA DE LIVROS é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.
Em 2018, todas as expectativas foram superadas e a passagem da máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze.
De acordo com Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), ações que estimulem o hábito da leitura e promovem a difusão da cultura por meio do acesso aos livros é de extrema importância. “Como integrantes do setor editorial, temos o dever de contribuir e apoiar, ficamos sempre felizes em compartilhar e participar da Incrível Máquina de Livros”.
“Nós da Suzano acreditamos que ‘Só é Bom para Nós se for bom para o mundo’ e por isto incentivamos e apoiamos a leitura e a educação através de ações como A INCRÍVEL MÁQUINA DE LIVROS, que além de estimular a prática da leitura, proporciona a troca de histórias e culturas”, explica José Wilhelms Ventura, Gerente Executivo Industrial da Unidade Imperatriz.
Na manhã de ontem, os alunos Richard Gabriel e Marcos Emanuel “ganharam o dia”. Curiosos, os dois, que estudam na Escola Municipal Renato Cortez Moreira, observavam como funcionava o Programa quando foram surpreendidos por um participante com a oferta de dois livros para que pudessem viver a experiência. Colocaram os livros no local de troca, apertaram o botão. Maravilhados, viram acender as luzes, tocar a música e entusiasmados recolheram seus novos exemplares.
Ricardo Martins, que é coordenador do Projeto, afirmou que a experiência pensada durante a Bienal do Livro de São Paulo em 2012 tem esse valor, “de ser diferente na forma de apresentar livros. Fora das feiras tradicionais, através de uma van, nas ruas chegar ao público indistintamente, crianças, adolescentes e adultos, estimulando a leitura e divulgando a cultura e a arte. É gratificante!, finalizou.
Comentários