Promover a inclusão social de crianças e jovens com deficiência auditiva. Esse foi o objetivo de uma ação realizada no Imperial Shopping, nessa quinta-feira (25). Cerca de 20 estudantes do Centro de Ensino Governador Archer, da Escola Bilíngue de Imperatriz e Associação dos Surdos de Imperatriz (Assim) participaram de uma manhã de diversão no cinema e no Play Park. Esta é mais uma ação do projeto Imperial Social.
De acordo com a intérprete de libras Lisandra Leão, a atividade faz parte de uma programação em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, que é comemorado no dia 26 de setembro. “Nós decidimos proporcionar uma semana de diversão com brincadeiras e lazer. Isso porque muitos dos nossos alunos fazem parte de famílias menos favorecidas. Além disso, essa atividade é importante porque a maioria das pessoas não consegue se comunicar com eles, e por isso, muitas vezes eles nem conseguem ter acesso a este tipo de programação”, explica.
Lisandra ressalta ainda que existe muito preconceito em relação ao surdo. “Muitas pessoas pensam que, por eles serem surdos, eles também têm algum tipo de deficiência mental e são discriminados. Quando, na verdade, é o contrário. Muitos dos nossos alunos são muito talentosos. O que é diferente é somente o fato de utilizarem uma língua própria que é a Libras”, completa.
Histórico – A luta pela inclusão dos surdos e deficientes auditivos na sociedade é antiga. No Brasil, a primeira escola somente para alunos surdos foi fundada durante o Império de Dom Pedro II. Em 26 de setembro de 1857, o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo e ajudou a desenvolver a Linguagem Brasileiras de Sinais (Libras).
A Libras é reconhecida como uma língua natural pela Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e Decreto Nº 5.626/2005. Essa legislação respeita os valores da Linguística e Cultura dos Surdos, e define a língua de sinais como primeira língua para os surdos e a Língua Portuguesa como segunda.
Imperial Social – Este é um projeto do Imperial Shopping que visa firmar parcerias com instituições e escolas com o objetivo de prestar serviços sociais. Por meio deste projeto, já foram realizadas entrega de alimentos, roupas e brinquedos para várias instituições de Imperatriz. Em parceria com o Play Park e Cinesystem Cinemas, crianças de instituições e escolas da cidade puderam se divertir nas instalações do cinema e do parque de diversões, entre outras atividades. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15116
Comentários