Corte de cabelo, design de sobrancelha, vacinas, teste de glicemia, aferição de pressão, consulta oftalmológica, teste rápido de HIV, foram alguns dos serviços ofertados à comunidade dos bairros Centro Novo, Vila Chico do Rádio, Vila São João e Lagoa Verde, na sexta-feira (29), através da ação do “Manhã Cidadã”. Promovido pela gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), a partir do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cafeteira, cerca de 1.800 atendimentos foram contabilizados.

O evento, que foi realizado no espaço do clube Arco-íris, ocorreu durante o período da manhã e o espaço ficou pequeno para tanta gente à procura de orientação e atendimento, seja no acompanhamento da saúde, verificação da situação no Bolsa Família, de cuidar da beleza, ou simplesmente participar do espaço de lazer ofertado às crianças, contendo dois pulas-pulas e dois palhaços que fizeram a festa da criançada.
A coordenadora do CRAS, Naliane Borges, explicou em que consiste o projeto. “O projeto, que tem por objetivo despertar o interesse da população da área de abrangência do CRAS de, inicialmente, participar das atividades ofertadas no nosso espaço, de conhecer o trabalho da assistência social no município atendendo às famílias que passam por alguma situação de risco social, é também ofertar alguns serviços de necessidade da comunidade de forma rápida”, declarou a coordenadora.
Ela esclareceu ainda os motivos da escolha do bairro Centro Novo para a realização do evento. “O bairro Centro Novo foi escolhido por ser um dos bairros mais distantes de todos os serviços que foram oferecidos. O que se mostrou uma escolha acertada, porque tivemos o apoio e a participação da comunidade. Até os alunos da escola municipal ao lado vieram nos prestigiar”, disse.
A moradora do bairro Adriana Ferreira Mendes, de 24 anos, falou da importância da ação para a comunidade. “Essas ações facilitam a vida da gente. Aqui encontramos muitos benefícios de uma vez só e ainda posso cuidar do cabelo e arrumar a sobrancelha”, declarou Adriana.
Miriam Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social, afirmou que projetos de cidadania como o Manhã Cidadã faz parte do calendário de ações de todos os CRAS, tanto pela importância dos benefícios ofertados à comunidade como para a própria divulgação do trabalho realizado pelo Centro de Referência.
“Com as parcerias de várias entidades da gestão e da iniciativa privada, temos conseguido realizar esse tipo de atividade nos bairros mais carentes da cidade. Além de facilitarmos a vida de muitas pessoas, também recrutamos a comunidade para conhecer a porta de entrada dos serviços da SEDES, que são os CRAS, sobretudo convidar para os cursos profissionalizantes a fim de melhorar a renda das famílias”, finalizou Miriam. (Sara Ribeiro - ASCOM)