Projeto Mama África prepara apresentações

Nada de descanso. Os primeiros dias do ano são usados como fase preparatória de uma oficina que o Projeto Mama África vai realizar com os três polos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Imperatriz. Com três décadas de existência, 2014 promete ser de muito trabalho para a turma do professor Chico Brawn.
A oficina vai ser iniciada ainda este mês e tem duração de 72 horas para cada polo. As crianças serão levadas até a sede do projeto, onde vão compartilhar experiências com os alunos do Chico Brawn.
“Uma grande oficina que vai atender mais de 80 crianças, fora as escolas que estão sendo convidadas. Vamos mostrar a valorização da reciclagem. Vamos mostrar instrumentos musicais feitos com materiais retirados do lixo, por mim e alguns alunos. Tampas de garrafas pet, cabos de vassouras, bacias de bicicletas, vasilhames de iogurte. Fazemos instrumentos até melhores do que os da própria fábrica. Instrumentos exóticos”, explica o professor.
Além de preparar a oficina, o Projeto Mama África começou os ensaios para as apresentações no carnaval 2014 e nas festas de São João. “É uma entidade sofrida, mas valente e de cabeça erguida. Se não existirem as dificuldades, não vão existir vitórias”, reflete.
O professor Chico Brawn aproveitou para falar sobre alguns dos atendidos pelo projeto, que podem ser considerados revelações para os próximos 12 meses. “O Kelvin é a revelação com o CD Minha vida. Américo de Deus, revelação percussiva, está no projeto há dez anos como backing vocal e se tornou professor de canto. Adão Balax, revelação para o mundo musical”, conta. (Hemerson Pinto)