Motoristas estacionaram os ônibus no Terminal de Integração

Hemerson Pinto

“Sou a favor, apesar de ficar prejudicada, precisando ligar pra casa para meu pai deixar o comércio e vir me buscar. Toda vez é assim. Sou a favor porque nenhum trabalhador merece ficar sem receber seu salário, mas é de perder a paciência, pois eu e outros passageiros pagamos todos os dias para usar os ônibus e a empresa, pelo que os motoristas estão dizendo, não cumpre a parte dela”, diz a estudante Rafaela Silva.
Na manhã de ontem, motoristas da empresa Viação Branca do Leste resolveram fazer mais uma paralisação em protesto por causa de salários atrasados. Segundo a categoria, os trabalhadores estão há dois meses sem receber o pagamento e o pior, “passamos vergonha quando vamos ao supermercado com nossas esposas. Enchemos o carrinho confiando na informação de que o vale alimentação já foi liberado. Quando chega a hora de pagar no caixa, uma fila enorme atrás, e a gente é obrigado a deixar as compras e voltar pra casa com as mãos limpas”, constrangimento que José Raimundo afirma ter passado.
No depoimento de outro motorista, a afirmação é a mesma. “A gente fica constrangido por ir fazer as compras e o cartão do ticket alimentação não ter saldo”, afirma Cleon Alves, que trabalha há apenas três meses na empresa e está praticamente há dois meses sem receber.
Segundo a direção da empresa, o pagamento do ticket alimentação foi realizado na última segunda-feira, mas para o dinheiro ficar disponível nos cartões dos trabalhadores é necessário passar por alguns procedimentos bancários e pode demorar até 48h.
Quanto ao pagamento de salários, a direção afirmou que faltava os trabalhadores receberem os valores relacionados ao mês de julho, com vencimento em 05 de agosto, mas a situação vem sendo regularizada com o esquema de pagamento diário feito a grupos de trabalhadores. O sindicato da categoria está acompanhando o caso.