A cerimônia de lançamento do programa “Mais Sementes”, do Governo do Maranhão, aconteceu na manhã dessa quinta-feira (2) no antigo Mercadão do Povo, situado na Avenida Babaçulândia, no Entroncamento, em Imperatriz.
No ato, o prefeito Sebastião Madeira foi representado pelo vice-prefeito Luiz Carlos Porto, que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas.
Também prestigiaram a solenidade o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Edjahilson Souza; o presidente da Agerp, Fortunato Macedo; o deputado federal Deoclides Macedo (PDT-MA); o prefeito de Senador La Rocque, Alfredo Nunes, e secretários de Agricultura de municípios da região Tocantina.
“Nós queremos parabenizar esse novo governo que busca realizar um trabalho de fortalecimento da agricultura de Imperatriz, bem como de vários municípios da região Tocantina”, disse ele, afirmando que nesta primeira etapa do “Mais Sementes” os agricultores estão sendo beneficiados com sementes selecionadas de feijão.
Segundo ele, os pequenos e médios produtores rurais estão ansiosos para receber esse primeiro lote de sementes para o plantio da safra-2015. Ele prevê que o governo estadual também deverá iniciar, ainda neste semestre, a distribuição de sementes selecionadas para o plantio de arroz. “Os insumos para correção do solo também começam a ser trabalhados, considerados de suma importância no processo de incentivo e fortalecimento da agricultura maranhense”, acrescenta.
José Fernandes assinala que a distribuição do “Mais Sementes” contemplará não apenas Imperatriz, mas praticamente todos os municípios do Maranhão, visando resgatar o projeto da agricultura familiar.
O secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Edjanilson Souza, disse à reportagem que o lançamento oficial do programa “Mais Sementes” ocorreu na cidade de Balsas, no sul do Maranhão, considerada a capital brasileira da soja. Ele diz que a meta do governador Flávio Dino é oferecer incentivos aos produtores rurais para que o estado seja inserido na “elite da produção” brasileira. “A orientação do nosso governador é que seja dado todo apoio ao nosso agricultor”, frisou.
Ele adiantou que, em parceria com os demais órgãos do governo estadual, o programa “Mais Sementes” contemplará os agricultores de todos os municípios maranhenses, beneficiando com dez quilos de sementes de feijão para cada produtor, sendo mais de 323 mil toneladas que atingirão mais de 32 mil e 300 produtores.
“É importante frisar que estamos com o programa de agropolos, ou seja, polos agrícolas, e de produção de cada região atendendo às reais necessidades e vocação de produtividade de cada regional do nosso estado”, concluiu. [Gil Carvalho/Sidney Rodrigues]
Comentários