Avenida Dorgival: circulação de 30 mil veículos/dia

Hemerson Pinto

Uma das principais vias de acesso a Imperatriz, a Dorgival Pinheiro de Souza acaba de passar por reformulações com o novo piso asfáltico, uma nova pintura na sinalização nos dois sentidos, horizontal e vertical, e a criação de uma nova faixa de fluxo do lado direito, o que implicou na eliminação do estacionamento de veículos ao longo de todo o lado direito. A mudança implantada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) acabou com o estrangulamento do trânsito e, apesar das reclamações de muitos comerciantes, foi bem recebida por motoristas, ciclistas e pedestres.
O motorista Paulo José Furtado aprova mudança na sinalização da avenida porque a ação facilita a locomoção. “Dirijo por aqui todos os dias e antes desta mudança enfrentei diversos congestionamentos aqui. Hoje já percebo a diferença. Claro que esta ação garante segurança para nós e para os pedestres também”. 
“Essa é uma das avenidas mais importantes da cidade e merece a atenção do poder público. Foi bom o trabalho feito com a recuperação do asfalto, colocaram um asfalto novo, depois pintaram as faixas para sinalizar e agora regulamentamento do estacionamento só de um lado, garante três faixas de trânsito para a gente trafegar mais à vontade, se livrando de congestionamentos. Na terça-feira meio dia eu passei aqui, era bem diferente dos outros dias. Aliviou”, comentou o mecânico Paulo Neto.
Para o estudante universitário Rafael Rios, a organização do estacionamento na lateral direita “permite, no meu caso, pilotar minha moto por uma das faixas durante quase todo o meu percurso, isso simplesmente porque sobrou mais espaço. Tudo bem, vai faltar mais vagas para estacionar, mas a cidade precisa é do movimento, de espaço para permitir a gente chegar no horário certo ao trabalho, à faculdade e, principalmente, andar na rua com segurança”.
Na noite em que foram fixadas as placas que indicam a proibição do estacionamento na faixa direita da avenida, o vendedor de lanches Francisco de Araújo retornava de um cursinho pré-vestibular. “Eu saía da aula e já notei as placas em alguns locais. Achei estranho, mas na manhã seguinte, quando peguei minha ‘bike’ para trabalhar, vi o quanto ficou mais fácil até pra mim. À noite ando de moto, a proibição é das 7h às 19h, mas durante o dia vale a pena os condutores andarem um pouco mais para estacionar e deixar a via livre para o trânsito seguir. Concordei”, declara.
A Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa é agora uma via de trânsito rápido por onde transitam cerca de 30 veículos/dia, que permite o acesso a bairros como o Entroncamento, Juçara, Centro e Beira-Rio. Antes da organização do estacionamento, alguns problemas eram registrados, inclusive reclamados por condutores às autoridades de trânsito da cidade, como a lentidão em horários de pico e os riscos de acidentes.

Madeira

Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a prefeitura tem focado em ações para melhorar o trânsito de Imperatriz. “Nós estamos trabalhando para garantir um trânsito seguro. Queremos oferecer uma estrutura propícia para que condutores e a população de modo geral sejam beneficiados. E por isso estamos realizando serviços que tragam resultados cada vez melhores. Olhando a diferença que esta mudança na sinalização está fazendo, dá para perceber o quanto algo aparentemente simples melhora significativamente o trânsito de uma cidade. Vamos continuar trabalhando”. (Colaborou Eva Fernandes)