Nesta quinta-feira (6), a OAB/MA lançará o movimento Mais Mulheres na OAB, às 12h, no plenário da sede da seccional maranhense. A iniciativa segue as diretrizes da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da Ordem. No Maranhão, a campanha é articulada pela Comissão dos Direitos da Mulher e da Advogada, e conta com o apoio de conselheiras seccionais e da conselheira federal Valéria Lauande.
A principal meta é a maior participação das mulheres advogadas nos órgãos que integram a Ordem dos Advogados do Brasil, com base no Provimento nº 161/2014, que estabelece um percentual mínimo de 30% para candidaturas de cada sexo nas chapas concorrentes às eleições deste ano. Tal regra aplica-se a todas as diretorias, incluindo as subseções, sob pena de inelegibilidade das chapas que descumprirem a norma.
De acordo com Valéria Lauande, o lançamento será uma oportunidade de divulgar as etapas de consolidação da campanha pelos estados. O evento servirá como pontapé inicial para a conscientização da participação feminina nos quadros da Ordem e nas chapas, por meio da divulgação do Provimento 161/2014.
Informações da Comissão Nacional da Mulher Advogada mostram que as profissionais do sexo feminino representam metade do total de inscritos na Ordem em todo o país, contudo este quantitativo não se reflete nos cargos diretivos da instituição.
Outro dado relevante é que, das 27 seccionais no país, nenhuma tem uma presidente mulher e, entre os 81 conselheiros federais no Brasil, apenas cinco não são do sexo masculino.