Qualquer pessoa pode se inscrever e participar dos cursos gratuitos a distância

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, através do programa "Mais Empreendedor", vem facilitar a vida da população que precisa se qualificar para o mercado de trabalho. Em parceria com o Ministério do Trabalho e Sistema Fiema, Senai, o programa vai viabilizar as inscrições dos interessados, nos cursos nos sites das instituições, a partir de segunda-feira,26. As capacitações são gratuitas e poderão ser realizadas no Sine Municipal, no estádio Frei Epifânio, na própria secretaria, no Palácio do Comércio e nos Cras. É necessário apenas portar os documentos pessoais e ter pelo menos 14 anos de idade.

De acordo com o secretário da Sedec, Eduardo Soares, a qualificação profissional é necessária para qualquer setor da economia, comércio e indústria ou prestação de serviço. "Hoje a grande reclamação das empresas é a falta de mão de obra qualificada e nós da Prefeitura já fazemos isso desde o ano passado, trabalhando com cursos gratuitos presenciais e agora também a distância com as plataformas do Sistema Fiema, Senai e Ministério do Trabalho", destacou.
Os cursos, com duração de 14h cada, estão disponíveis no site do sistema Fiema, Senai, são os de competências transversais na área de Básico Desenho Arquitetônico; Consumo Consciente de Energia; Educação Ambiental; Empreendedorismo; Finanças Pessoais; Fundamentos da Logística; Legislação Trabalhista, entre outros. O certificado online é garantido ao final da capacitação.
Já os cursos oferecidos pelo Ministério do Trabalho, disponibilizados no site da Escola do Trabalho, são os de Informação e Comunicação; Recursos Naturais; Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social, entre outros.
Interessados podem se inscrever nos sites e efetuar, inclusive a partir de um aparelho celular smartphone, que pode também ser utilizado para fazer o próprio curso. Segue o link dos sites do Fiema e do Escola do Trabalho do Ministério do Trabalho, respectivamente: https://ead.fiema.org.br/site/index.php/cursosead/transversais e http://escola.trabalho.gov.br/ . (Sara Batalha-ASCOM)