Promover saúde pública nos mais diversos âmbitos da sociedade é uma das pautas de trabalho da Prefeitura de Imperatriz. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da coordenação municipal de saúde mental, realizou uma série de atividades para a promoção da vida e prevenção ao suicídio ao longo do mês de setembro. Foram mais de seis mil pessoas alcançadas com palestras e capacitações.
A proposta das palestras também foi de formar multiplicadores na prevenção ao suicídio. De acordo com a coordenadora da saúde mental do município, Kátia Carvalho, o número de pessoas alcançadas com as atividades colabora com o trabalho de prevenção. "Ao saber como agir com quem passa por algum problema mental, indicando tratamento e orientando a busca por ajuda médica, é muito importante para prevenir o suicídio", declara.
Seguindo a linhagem de discussão da campanha nacional "Falar é a melhor solução", em Imperatriz a temática foi explorada no intuito de deixar claro para aos cidadãos a importância de sempre buscar o acolhimento das pessoas que estejam passando por dificuldades, e que, isolá-las, não é o recomendável. Outro objetivo das capacitações foi reforçar as possibilidades de atendimento disponibilizados pela Prefeitura, como a existência dos Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, e do Ambulatório de Saúde Mental.
Para se ter uma ideia do público alcançado durante o mês, os servidores da Semus buscaram alcançar os mais diversos setores. As ações percorreram bares de bairros, Casa do Idoso, Defensoria Pública, universidades públicas e privadas, Unidades Básicas de Saúde, além da realização de passeio ciclístico e uma blitz em uma das ruas mais movimentadas da cidade. "O mês de setembro foi todo dedicado para prevenção ao suicídio", afirma Kátia.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16476
Mais de seis mil pessoas são alcançadas com ações do Setembro Amarelo
Prefeitura busca sensibilizar a população com os cuidados da saúde mental
Comentários