O titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, informou inicialmente ser esta a quinta campanha da Semana de Trânsito realizada em Imperatriz. Ele saudou os representantes dos órgãos envolvidos, passando então a apresentar dados estatísticos, os quais, segundo ele, são preocupantes.
Observou que o Brasil era o quinto país em mortalidade no trânsito, sendo que hoje se tornou o segundo em todo o mundo. De acordo com o secretário de Trânsito, a cidade de Imperatriz, ao contrário do país, reduziu 19,45% os acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Isso significa que nossas campanhas educativas estão surtindo um efeito positivo, pois temos a convicção que ações como esta nos ajuda a melhorar o trânsito e salvar vidas”, afirmou Cabo Jota Ribamar. Ele ressaltou, entretanto, que isso não é motivo de comemoração porque, entende ele, ainda há muito que melhorar.
O secretário informou que a SETRAN - em parceria com o DETRAN - realizou três cursos de formação para os mototaxistas, razão porque caiu muito o índice de acidentes com esses profissionais, os quais, segundo ele, estão mais disciplinados no trânsito. “O mesmo não aconteceu com motociclistas, que se envolveram em 85% dos acidentes que acontecem em Imperatriz”, asseverou.
Cabo Jota Ribamar fez outra revelação que chamou a atenção dos presentes. Segundo ele, mais de 90% dos acidentes ocorridos em Imperatriz acontecem em locais sinalizados horizontal e verticalmente. Por fim, o secretário de Trânsito apresentou aos convidados a peça publicitária que será exibida durante esta semana no rádio e TV. (Domingos Cezar/ASCOM)