Um sistema mais confiável e maior capacidade de distribuição de energia. Esses são alguns benefícios da nova subestação da CEMAR em Imperatriz. Sendo a terceira construída na cidade, a SE Santa Rita foi inaugurada nessa sexta-feira (07) com a presença dos executivos e colaboradores da Companhia, do prefeito Sebastião Madeira, da vereadora Fátima Avelino, representando a Câmara Municipal e do presidente da OAB Imperatriz, Malaquias Neves.
A nova subestação possui uma potência instalada 69/13.8KV, transformador de 25/26.6 MVA com LTC (dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão) e mais uma linha de transmissão em 69 KV que interliga a subestação Santa Rita à subestação da Eletrobrás/Eletronorte. O que significa um aumento de 25% na capacidade de distribuição de energia não só na área em que está localizada, mas para toda a cidade de Imperatriz.
O principal benefício da nova subestação é a melhora no nível de tensão que garante maior continuidade e qualidade do fornecimento de energia para toda população. “Agora, nós temos três opções para operar a distribuição na cidade, o que torna o nosso sistema bem mais flexível. Caso nós tenhamos uma falha sistêmica mais forte, conseguiremos fazer o suprimento por aqui mesmo, o que garante o retorno bem mais rápido do fornecimento em Imperatriz em caso de falha no sistema”, explica o executivo de expansão, Hassam Mussa.
A Subestação Santa Rita beneficiará a população de mais de dez bairros, os principais são: Grande Santa Rita (Bom Sucesso e Boca da Mata), São José, Santa Inês, Imigrantes, Estrada do Arroz, Jardim Sumaré, Ouro verde, Vila Macedo e Nova Imperatriz. Estes bairros compõem uma região da cidade na qual a demanda de fornecimento aumentou consideravelmente por conta do crescimento imobiliário com a construção de vários empreendimentos de médio e grande porte.
O prefeito Sebastião Madeira destacou que esta obra é de suma importância para dar suporte ao crescimento da cidade. “A CEMAR está respondendo aos desafios da cidade. Para se ter uma ideia, vizinha a essa subestação menos de um quilometro, está sendo construída uma outra cidade. Serão 5 mil casas ou seja, mais 5 mil unidades consumidoras. Então, sabemos que essa obra vai ajudar a desafogar o Centro e atender essas demandas”, finalizou.
O executivo de Relacionamento com o Cliente, Sandro Marcos Lemos, destacou que a SE Santa Rita faz parte de uma série de obras que estão sendo feitas na região. Dentre as obras previstas desatacam-se: uma Linha de Transmissão de Porto Franco até Sítio Novo; ampliação da SE Porto Franco e SE Fortaleza dos Nogueiras, entre outras. “Esses investimentos mostram que a CEMAR traz melhorias para que Maranhão possa crescer. Isso porque sabemos que a energia é um dos principais motivadores para o crescimento, conforto, qualidade de vida”, ressalta.
Somente para a construção da SE Santa Rita foram investidos 8,5 milhões de reais e os investimentos continuarão durante todo o ano de 2013. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14723
Comentários