Entre altas e novas admissões o dia fechou com 163 pacientes internados nas enfermarias - Edmara Silva

Após um final de semana e uma segunda-feira agitada no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, o número de pessoas que deram entrada no Pronto Socorro durante o plantão de ontem, 28, diminuiu. Ao todo, 186 pacientes passaram pelas equipes de atendimento - 150  na  clínica médica, 23 na clínica cirúrgica e 13 na ortopedia. Entre altas e novas admissões o dia fechou com 163 pacientes internados nas enfermarias.
De acordo com dados do Núcleo Interno de Regulação do Município, NIR, boa parte dessa movimentação se deve ao recebimento de pacientes de outros municípios. Dos 163 leitos de internação desta terça-feira, por exemplo, 74 estão ocupados com moradores de outras cidades; e 62 pessoas das que deram entrada também são de fora.
No bloco cirúrgico, estes índices ultrapassaram os 50%. Dos 27 pacientes operados, 14 são das cidades de Carolina, Itinga, Montes Altos, João Lisboa, Amarante, Buritirana, Campestre, Senador Lá Roque, Balsas e um de Goiânia - GO.  "Aqui trabalhamos para atender a todos, nossa regulação apenas organiza o fluxo e a entrada dos pacientes que vem das cidades vizinhas, mas cumprimos, ainda que arduamente, com nossa missão de salvar vidas", ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Ely Samuel.
Olga Sousa da Silva, é um exemplo deste retrato. Moradora de Campestre, ela precisou de atendimento para seu filho e recorreu ao HMI. "Desde o momento   que chegamos fomos bem atendidos. Meu filho fez a cirurgia no dia seguinte, não tenho nada do que reclamar. E eu ainda pensei que ia demorar, mas não demorou", ressaltou a mãe do paciente Luis Rodrigues da Silva Neto.
Outro exemplo é a aposentada Raimunda Alves Silva de 67 anos, internada desde o dia 26 na enfermaria 280 leito 281. Moradora de João Lisboa, ela tem problemas cardíacos e desde que passou mal a última vez está sendo assistida pela equipe do HMI. "Muito tempo que não via o Socorrão tão organizado, equipe de enfermeiros e médicos muito bons.  Eu fui no hospital da minha cidade e na UPA, mas só aqui que recebi atendimento", afirmou a paciente.

Mais informações:
Exames de imagem realizados: 160 - 104 raio x, 30 tomografias e 26 ultrassons.
Especialidades das cirurgias realizadas: 15 ortopédicas, 1 neuro, 4 buco, 1 vascular e 2 geral.
Cidades com maior incidência de pacientes nesta terça-feira: Açailândia, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buritirana, Buriticupu, Carolina, Campestre , Cidelândia, Davinópolis, Grajau, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Porto Franco, Senador La Rocque.
(Maria Almeida-Ascom)