Banda baiana Babado Novo levou o público imperatrizense ao delírio
Cantor Breno Lima, que se consagrou no The Voice Brasil, foi uma das atrações na Beira-Rio
Cantor Stênio levou para o palco todo o seu carisma e a pegada do arrocha

Uma festa para a família, assim pode ser definido o réveillon de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. Com muita tranquilidade e alegria, mais de 40 mil pessoas reuniram-se no Circuito Viva Beira-Rio para receber 2013. A festividade contou com uma programação diversificada, promovida pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Imperatriz.
Para receber o público, foi montada uma grande infraestrutura, com o objetivo de proporcionar segurança e conforto ao público. Na avenida Beira-Rio, a estrutura contou com dois palcos, banheiros químicos e iluminação especial. O palco 1 recebeu os artistas locais e o principal recebeu os baianos do Babado Novo.
A primeira atração a subir ao palco foi Breno Lima, que levou uma mensagem de fé e adoração aos presentes. O cantor, que agora é conhecido em todo o Brasil por conta sua participação no programa The Voice Brasil, da Rede Globo, falou da emoção de se apresentar em sua cidade natal. “Estou muito feliz com a oportunidade de devolver todo o carinho que a população de Imperatriz teve comigo durante a minha participação no programa. É lindo ver essa festa”, destacou.
Logo após, foi a vez da banda Os Diplomatas com o melhor do pop rock nacional. Com mais de 20 anos de estrada, os artistas animaram o público com as canções de Renato Russo, Cazuza, entre outras músicas que marcaram a geração de 1980 e que ainda hoje são sucesso. A atração seguinte foi o cantor Stênio, que trouxe para o palco todo o seu carisma e a pegada do arrocha. Ninguém ficou parado ao som do cantor, que é conhecido como o ‘arrasta multidão’.
Já chegava meia-noite e as atenções se voltaram para a queima de fogos, que marcaram com luzes e cores a chegada do novo ano. O show pirotécnico durou 15 minutos e iluminou o céu de Imperatriz. Com o pequeno Giovanni nos braços, Marina de Sousa sempre fica surpresa com a apresentação. “A cada ano o show dos fogos fica mais bonito. Sempre venho assistir. Meu filho tem apenas três anos e também adora as luzes, trago ele para ver os fogos desde quando era apenas um bebezinho”, conta.

Babado Novo

Já era 2013 quando a banda Babado Novo subiu ao palco principal. Mari Antunes e sua banda não deixaram o público imperatrizense parar de cantar e dançar um só minuto. O show trouxe releituras de sucessos da antiga formação da banda, além de músicas novas, sertanejo e ‘swingueira’. A vocalista afirma que fazer o Réveillon de Imperatriz é uma responsabilidade: “Agradeço o convite e preparamos um show à altura de Imperatriz com muito axé e boas energias”, ressaltou.
Encerrando a festa, a banda Pilantropia trouxe toda a sua atitude e irreverência com rock and roll internacional e nacional. Um dos mais animados com o show era o administrador imperatrizense Guilherme Soares, que mora atualmente no estado do Tocantins. “Gostei da programação, hoje já cantei e dancei de tudo. Fico feliz de ver uma festa como essa na minha cidade”, declarou.
Opiniões como a de Guilherme só confirmam o sucesso da festa da virada. Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Sérgio Macedo, “essa festa é um presente do governo para coroar dos 160 anos de Imperatriz”. O presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho, ressalta também: “Nossa intenção era trazer a família para a Beira-Rio e fazer uma festa de resgate e valorização dos artistas locais. E foi o que fizemos”.

Lucro

Enquanto muitos festejam, os vendedores aproveitavam para ganhar um dinheiro extra com a chegada do ano novo. Encontrava-se de tudo para comprar: comida e bebidas; brinquedos para crianças, cama elástica e escorrega e até bijuterias para completar o “look”.
Um exemplo de quem aproveitou para ganhar dinheiro extra foi Valmir Alves, que trabalha há oito anos como vendedor ambulante. “Sempre estou presente nos eventos aqui na Beira-Rio. Essa é uma forma de ter um lucro a mais”, explicou.
Sobre a movimentação na Beira-Rio, Valmir disse que se surpreendeu com quantidade de pessoas. “Tínhamos uma expectativa boa, mas o público realmente compareceu e tenho certeza que nenhum vendedor vai sair no prejuízo”, afirmou.

Segurança

Para garantir a segurança do público, foi montado um esquema especial, que articulou Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
A PM enviou 60 homens para o circuito Viva Beira-Rio, distribuídos entre os acessos à avenida Beira-Rio e arredores, mais a cavalaria e seis viaturas que fizeram o patrulhamento em ruas próximas ao evento. Não houve registro de ocorrências graves.
A ação teve apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros com um veículo de resgate e um carro de combate a incêndio, além de ambulância e uma equipe de pronto-atendimento com médicos enfermeiros do Samu. (Jordana Fonseca)