Secretário adjunto Helio Gregório auxilia produtores que fazem parte do Programa da Agricultura Familiar

Atualmente 380 produtores da agricultura familiar estão sendo beneficiados com sistema de irrigação implantado pela Prefeitura de Imperatriz, com o apoio do governo do Estado e dos deputados Leo Cunha e Antônio Pereira. Dos 19 kits de irrigação destinados a apoiar os pequenos produtores na plantação de verduras e hortaliças, na zona rural do Município faltam apenas 10% para serem instalados. 

De acordo com Hélio Gregório, secretário adjunto da Agricultura abastecimento e produção (SEAAP), os kits implantados auxiliam produtores que fazem parte do Programa da Agricultura Familiar. Ele informa que cada kit é suficiente para atender cinco produtores. Um ponto de destaque da implantação dos kits é a relevância da irrigação nos períodos de seca. "Esse apoio é fundamental para garantir que mesmo nos períodos de seca, que compreende o período de julho a dezembro, a produção local de verduras, frutas e legumes não seja prejudicada e consequentemente a população tenha que comprar de outras localidades".
Sobre a estrutura dos equipamentos ele informa que "cada kit de irrigação" é composto de tubulações, conjunto de bombas, e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças". Esclarece também que tanto a instalação quanto a manutenção são de responsabilidade do Município. "Nós fazemos estudos do solo, verificamos todas condições necessárias para instalar e fazer manter as kits. A SEAAP dispõe de técnicos capacitados para garantir eficácia nos procedimentos".
O valor do investimento dos parceiros, que chega a R$ 475 mil foi destinado para compra dos equipamentos. Todavia todos os gatos referentes à instalação e manutenção dos kits são de responsabilidade do Município. Para Antônio Oliveira, que desde 2010 tem irrigação fornecida pelo município, o apoio tem sido fundamental para o cultivo das hortaliças na propriedade em que mora. "A gente nem se preocupa se preocupa muito com o período que chove pouco. Pois com a irrigação garante que nossa produção não se perca".
Hélio ressalta que os produtores contemplados estão inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que visa desenvolver ações de combate à pobreza e à fome. Para ele, a assistência agrícola oferecida aos produtores rurais nestes últimos cinco anos contribuiu para o aumento da produção de grãos, hortaliças e frutas em Imperatriz. "Com o sistema de irrigação, a produção local que, hoje, atende toda a Região Tocantina e localidade adjacentes não fica prejudicada. Sobretudo porque garante a demanda destinada para abastecimento do comércio local". E finaliza "devido o aumento da procura estão previstas mais 40 instalações". Eva Fernandes - ASCOM