Domingos Cezar
A coordenação do 16º SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz avalia como positiva a realização do evento literário que a cada ano se consolida como o maior do gênero no Maranhão e um dos maiores do Norte e Nordeste do Brasil. Até o dia de ontem, mais de 100 mil pessoas visitaram o SALIMP participando da programação cultural.
Milhares de livros foram vendidos, deixando os livreiros bastante satisfeitos, mesmo que este ano, em face às eleições, não teve o vale livro. "Tínhamos certeza que, com a presença de grandes escritores em nível nacional, as vendas seriam alavancadas, como de fato aconteceu", comemora o livreiro Magnum Sales, da Cortez Editora.
Na programação dessa sexta-feira (5), no Café Literário, pela manhã destaque para a oficina "Coleta Seletiva do Lixo", promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMMARH; no período da tarde a palestra "A importância do voto responsável nas eleições", pelo defensor público Fábio Souza de Carvalho.
Na Arena Multicultural durante toda a manhã se realizou a finalíssima do IV Concurso Soletrando no SALIMP. Venceram o certame as escolas: Giovanni Zanni, com a aluna Débora Laysa Silva; Paulo Macieira, de João Lisboa, com a aluna Camila dos Santos; Tocantins, com a aluna Mízia Alencar; Santa Teresa D'Ávila, com a aluna Layane Roberta Corrêa, e Frei Manoel Procópio, com a aluna Évanye Silva Barros.
Na programação deste sábado no Café Literário, pela tarde, destaque para a mesa redonda "A importância dos saraus para o fortalecimento das manifestações artísticas". Mediadores: Javier di Ma-y-abá (Marabá), Bertin di Carmelita (Marabá), Francisco Duarte (Araguatins) e os acadêmicos Domingos Cezar, Edmilson Franco e Trajano Neto.
A programação da Arena Multicultural começa às 14h, com a apresentação do COSPLAY/Instituto PES; na programação artística recital com o poeta Charles Trocate (Parauapebas), em seguida a finalíssima do X Festival de Música de Imperatriz - FMI. Encerra com o show d e Ludi Sousa (Manaus-AM).
A finalíssima do Festival de Música de Imperatriz - FMI e o show da amazonense Ludi Sousa marcam o encerramento no palco da Arena Multicultural no qual desfilaram, na ordem: Carlinhos Veloz, Washington Brasil, Diego Castelo, Lena Garcia, Erasmo Dibell, Heury Ferr, Zélia Grajaú, Melquíades Dissonante, Nosly Júnior e Wilson Zara.
Na avaliação do presidente da AIL, Trajano Neto, a 16ª edição do SALIMP alcançou seus objetivos. "Primeiro porque estamos motivando os jovens ao hábito da leitura, segundo porque apresentamos uma programação artística de primeira qualidade e, finalmente, movimentamos a cidade atraindo turistas de outros municípios e estados", concluiu Trajano Neto.
Comentários