Imperatriz recebeu o 3º lote de vacina H1N1, uma quantidade de 4.000 (quatro mil) doses. Desse total, 600 doses foram destinadas para os servidores da saúde (público e privado) e o restante dividido para as 37 Unidades Básicas de Saúde. O lote chegou na segunda-feira e imediatamente foi despachado para os postos de saúde.
Embora a quantidade ainda não é o suficiente para atingir o número estimado de pessoas. As metas para toda a campanha dos grupos prioritários em Imperatriz são: idosos, 20 mil; trabalhadores de saúde, 18 mil;
A coordenadora municipal da Atenção Básica, Sormane Branco, fez questão de dizer que " reiterando o que já foi veiculado, o município de Imperatriz recebeu um terceiro lote de vacinas de mais 4 mil doses, e estas estão sendo destinadas para o público de idosos acamados (que receberão em seus domicílios) e profissionais de saúde da linha de frente. Peço para que o restante dos grupos prioritários aguarde a chegada dos próximos lotes. A campanha se estende até o dia 22 de maio, com equidade conseguiremos alcançar todos os públicos a medida que novos lotes de vacinas chegarem aos nossos estoques".
Acrescentou que "peço a toda a população que ainda não vacinou para não se preocupar, pois à medida que for chegando mais vacinas as pessoas serão vacinadas, sempre priorizando os idosos e crianças. A campanha se estende até dia 22 de maio de 2020".
Já foram vacinadas em Imperatriz nestas três semanas, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, 24,33% de crianças, 54,87% de idosos e 42,52% de trabalhadores de saúde. Um número bem próximo do público estimado. (Willian Marinho),
Publicado em Cidade na Edição Nº 16607
Comentários