A Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta semana formação continuada com 26 escolas da rede municipal de ensino para implantação do Projeto de Orientação, Formação e Organização das Bibliotecas Escolares- Lei n°12.244/2010.
Walquíria Lima da Costa, coordenadora da Biblioteca, explica em que consiste o projeto:
"O projeto que envolve orientação, formação e organização das bibliotecas escolares tem como finalidade capacitar os servidores que prestarão serviços nas salas de leitura e/ou bibliotecas; organizar os materiais e acervos de acordo com a classificação específica".
Walquíria explica ainda que a meta é ampliar o número de bibliotecas escolares e aumentar o índice de alunos que praticam leitura.
"Nossa meta é ampliar o número de escolas que possuem bibliotecas. Para isso, o projeto será dividido em etapas para: verificação de espaços, formação dos servidores e implantação da sala de leitura e/ou biblioteca, distribuídos por escolas e bairros", esclarece.
Com quatro dependências, a Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho possui amplas acomodações com dois ambientes de leitura: uma sala de leitura para adultos, com 9 mesas e 28 cadeiras; e uma sala de leitura infantil com 11mesas e 44 cadeiras.
Walquiria Lima, esclarece que a Biblioteca funciona diariamente das 8:00 às 18:00h, de segunda a sexta-feira. Com um acervo de 24.077 exemplares distribuídos entre materiais bibliográficos convencionais, obras literárias adultas e infantis, técnicos, científicos, obras raras, livros didáticos, paradidáticos e periódicos. Ao todo, 2.220 pessoas são cadastradas e a frequência diária é de aproximadamente 30 leitores. Luana Barros- ASCOM
Publicado em Cidade na Edição Nº 14668
Comentários